MADEIRA Meteorologia

Governo defende candidatura ao Mundial2030 independentemente dos dirigentes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Agosto 2023
16:44

O Governo português defendeu hoje a candidatura ibero-marroquina à organização do Campeonato do Mundo de futebol de 2030, independentemente dos dirigentes e de qualquer polémica, em resposta à agência Lusa.

"A candidatura conjunta à organização do Mundial de 2030, que Portugal integra, não está, pois, em causa com a atual polémica que envolve o presidente (suspenso) da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF)", afirmou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Em resposta à Lusa, sobre Luis Rubiales e as consequências sobre o seu comportamento no projeto mediterrânico, João Paulo Correia reiterou o apoio à iniciativa, desvalorizando a importância do dirigente na candidatura.

"O projeto foi iniciado pelas federações e assumido pelos governos dos países candidatos, sendo independente de quem ocupa os cargos. Esta candidatura única, conjunta, que junta as duas margens do Mediterrâneo, pretende organizar o primeiro Mundial de futebol que une, pelo desporto e pelos seus melhores valores, dois continentes: Europa e África", vincou o governante.

Portugal, Espanha e Marrocos protagonizam uma candidatura à organização do Mundial2030, que, numa fase inicial, chegou a contar com a Ucrânia, havendo ainda a intenção de organização conjunta dos sul-americanos Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Por terra ficou a pretensão de unir três confederações, com Arábia Saudita, Egito e Grécia.

Na terça-feira, ministro da Cultura e Desporto de Espanha, Miquel Iceta, garantiu a defesa da imagem do futebol espanhol, no âmbito do 'caso Rubiales', e revelou que contactou a FIFA por causa da candidatura à organização, com Portugal e Marrocos, do Mundial2030.

"Estamos a defender a imagem do desporto e, em particular, do futebol espanhol a nível internacional. Vamos ser absolutamente beligerantes. Já estabelecemos os pertinentes contactos com a FIFA porque temos pendente uma candidatura para a celebração em Espanha, juntamente com Portugal, do Campeonato do Mundo de futebol de 2030. Não o vamos largar", disse Miquel Iceta, numa conferência de imprensa, em Madrid.

Miquel Iceta respondia a perguntas dos jornalistas, no final da reunião do conselho de ministros de Espanha, sobre a polémica em torno de Luis Rubiales, suspenso pela FIFA por 90 dias por causa de um beijo na boca de uma jogadora da seleção espanhola.

O ministro reiterou a condenação a Rubiales, tanto pelo beijo a Jenni Hermoso como pelo comportamento na bancada do estádio de Sydney, na Austrália, em 20 de agosto, durante a final do Mundial feminino de futebol, que Espanha venceu.

Miquel Iceta disse ainda que o governo espanhol tomou até agora todas as iniciativas que a lei lhe permite para afastar Luis Rubiales da RFEF, entre elas, uma queixa ao Tribunal Administrativo do Desporto (TAD).

Após os acontecimentos em Sydney, seguiram-se inúmeras críticas a Rubiales, tendo a jogadora Jenni Hermoso afirmado que não tinha consentido o beijo, ao contrário daquilo que garante o presidente da RFEF.

Rubiales disse na sexta-feira que não iria abandonar o cargo, o que provocou um novo pico de contestação e extremar das posições, com as jogadoras da seleção a anunciarem não estarem disponíveis para voltarem a representar Espanha, enquanto os atuais dirigentes da RFEF se mantiverem nos cargos.

No sábado, a FIFA anunciou a suspensão de Rubiales do cargo por 90 dias, e 11 membros da equipa técnica do selecionador, Jorge Vila, apresentaram a demissão. Por seu lado, o técnico condenou o "comportamento impróprio" do presidente da RFEF.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas