MADEIRA Meteorologia

Adeptos do Sporting fizeram última despedida de Manuel Fernandes em “homenagem justa”

Data de publicação
29 Junho 2024
14:53

Milhares de adeptos do Sporting despediram-se hoje de Manuel Fernandes, considerando a decisão de realizar as suas cerimónias fúnebres no Estádio José Alvalade uma “homenagem justa” pelos seus préstimos ao clube e ao futebol português.

“A minha família – a minha mãe, o meu pai e a minha avó – é toda do tempo do Manuel Fernandes e obviamente que, tendo em conta a pessoa que ele foi para o Sporting e para o futebol nacional, é muito justa esta homenagem por parte do Sporting”, destacou José Viana, jovem adepto do Sporting, em declarações à agência Lusa.

Com uma idade mais avançada, Lino Policarpo assistiu a muitas partidas e momentos de glória de Manuel Fernandes e recordou a fidelidade que este sempre demonstrou para com o Sporting, no qual se notabilizou.

“Nunca traiu o clube, foi um jogador que esteve sempre ao lado do Sporting e quis sempre o Sporting lá em cima. Teve altos e baixos, como toda a gente, mas fez aquilo de que gostou, que foi jogar no Sporting”, assinalou o apoiante do emblema ‘verde e branco’.

A importância de Manuel Fernandes contemplou todas as idades, independentemente do género, com a adepta Clara Rocha a recordar, com saudade, o ‘póquer’ marcado na goleada aplicada ao Benfica (7-1), em 1986/1987, um dos momentos áureos da carreira desportiva do antigo avançado.

“Marcou quatro golos e o Sporting ganhou ao Benfica, o nosso adversário, e a partir daí acho que era extraordinário como jogador e como pessoa. Admiro-o muito e, por isso, hoje, senti-me no dever de vir aqui prestar a minha última homenagem”, explicou a adepta sportinguista.

Referência ofensiva do Sporting de 1975/76 a 1986/87, com 255 golos somados em 433 jogos e cinco conquistas - dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça -, o ex-avançado e treinador morreu na quinta-feira aos 73 anos, após doença prolongada.

Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos, tendo ainda representado, a nível de clubes, Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.

Após concluir a carreira como jogador, Manuel Fernandes manteve-se ligado ao futebol, como treinador, orientando Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Sporting, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel e União de Leiria, sendo que, pelo meio, treinou em Angola, no ASA.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas