MADEIRA Meteorologia

Vânia Fernandes: "Descobri que estava grávida ainda no confinamento. Não foi fácil"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Março 2023
17:25

A cantora madeirense Vânia Fernandes abriu o coração, no Centro de Conversas do Centro Comercial La Vie, e está a partilhar alguns dos momentos pessoais e profissionais mais marcantes.

Conduzida pela jornalista Isabel Sá, Vânia Fernandes explicou como "a paixão e o amor" pela música surgiram "bem antes de ter consciência" do que é a vida, tinha cerca de dois anos.

"Com duas irmãs mais velhas, vivemos muito as artes, a música e os jogos; coisas que as crianças de hoje não têm tempo agora para fazer", recorda-se.

O interesse pela música começou a ficar mais sério a partir dos 12 anos de idade, quando começou a participar nos primeiros concursos e festivais.

De entre desilusões e momentos de glória, Vânia Fernandes foi trilhando um percurso que a tornaria uma das cantoras madeirenses mais conhecidas e respeitadas da atualidade. Mas até chegar aqui, ainda havia um longo caminho pela frente.

Discorrendo sobre "os muitos vícios" no canto que ganhou durante a adolescência, que teve depois de retirar no conservatório, Vânia Fernandes pulou na conversa sobre as incursões que foi fazendo no fado, jazz e canto lírico.

Já mais madura, a cantora passou a viajar para o continente, onde começou a desenvolver alguns trabalhos. Mais tarde, entrou no curso superior de Jazz, no Porto.

Por esta altura, e a receio, concorreu ao concurso da talentos da RTP "Operação Triunfo", uma experiência que viria a ser transformadora da sua vida. Porém, ainda teve uma "história" pelo meio. É que Vânia acabou por desistir e não participar no casting do programa na Madeira, onde se tinha inscrito.

O momento de fraqueza foi curto porque rapidamente percebeu o erro que tinha cometido. Então, encheu-se de coragem e decidiu tentar. Só que agora teria de ser no continente.

Decidida a não ficar com dúvidas como "E se….", a madeirense arriscou, comprou uma passagem aérea, fez o casting no continente e voltou para a Madeira ainda sem saber o resultado. Dias depois, foi informada que tinha passado para a segunda fase. Daí até à vitória final da Operação Triunfo foi uma aventura que guarda com muito carinho.

"Correu bastante bem e foi uma aventura muito bonita. Conheci pessoas maravilhosas, aprendi coisas que não aprenderia em mais sítio nenhum. O que mais levo dessa experiência são as pessoas que conheci, inclusive o meu marido. O prémio final foi bom e serviu para concluir os meus estudos, mas o melhor prémio foi o Luís, a família do Luís, e ainda a nossa filha que nasceu há dois anos", no meio da pandemia, conta.

Com efeito, Vânia Fernandes descobriu que estava grávida ainda durante o confinamento, devido à pandemia da covid-19.

"Descobri que estava grávida ainda no confinamento. Não foi fácil", diz a cantora, relatando as dificuldades que sentiu para que o marido pudesse acompanhá-la durante as idas aos médicos e até as próprias dificuldades que se geraram para o atendimento durante esse período.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas