A cantora madeirense Vânia Fernandes abriu o coração, no Centro de Conversas do Centro Comercial La Vie, e está a partilhar alguns dos momentos pessoais e profissionais mais marcantes.
Conduzida pela jornalista Isabel Sá, Vânia Fernandes explicou como "a paixão e o amor" pela música surgiram "bem antes de ter consciência" do que é a vida, tinha cerca de dois anos.
"Com duas irmãs mais velhas, vivemos muito as artes, a música e os jogos; coisas que as crianças de hoje não têm tempo agora para fazer", recorda-se.
O interesse pela música começou a ficar mais sério a partir dos 12 anos de idade, quando começou a participar nos primeiros concursos e festivais.
De entre desilusões e momentos de glória, Vânia Fernandes foi trilhando um percurso que a tornaria uma das cantoras madeirenses mais conhecidas e respeitadas da atualidade. Mas até chegar aqui, ainda havia um longo caminho pela frente.
Discorrendo sobre "os muitos vícios" no canto que ganhou durante a adolescência, que teve depois de retirar no conservatório, Vânia Fernandes pulou na conversa sobre as incursões que foi fazendo no fado, jazz e canto lírico.
Já mais madura, a cantora passou a viajar para o continente, onde começou a desenvolver alguns trabalhos. Mais tarde, entrou no curso superior de Jazz, no Porto.
Por esta altura, e a receio, concorreu ao concurso da talentos da RTP "Operação Triunfo", uma experiência que viria a ser transformadora da sua vida. Porém, ainda teve uma "história" pelo meio. É que Vânia acabou por desistir e não participar no casting do programa na Madeira, onde se tinha inscrito.
O momento de fraqueza foi curto porque rapidamente percebeu o erro que tinha cometido. Então, encheu-se de coragem e decidiu tentar. Só que agora teria de ser no continente.
Decidida a não ficar com dúvidas como "E se….", a madeirense arriscou, comprou uma passagem aérea, fez o casting no continente e voltou para a Madeira ainda sem saber o resultado. Dias depois, foi informada que tinha passado para a segunda fase. Daí até à vitória final da Operação Triunfo foi uma aventura que guarda com muito carinho.
"Correu bastante bem e foi uma aventura muito bonita. Conheci pessoas maravilhosas, aprendi coisas que não aprenderia em mais sítio nenhum. O que mais levo dessa experiência são as pessoas que conheci, inclusive o meu marido. O prémio final foi bom e serviu para concluir os meus estudos, mas o melhor prémio foi o Luís, a família do Luís, e ainda a nossa filha que nasceu há dois anos", no meio da pandemia, conta.
Com efeito, Vânia Fernandes descobriu que estava grávida ainda durante o confinamento, devido à pandemia da covid-19.
"Descobri que estava grávida ainda no confinamento. Não foi fácil", diz a cantora, relatando as dificuldades que sentiu para que o marido pudesse acompanhá-la durante as idas aos médicos e até as próprias dificuldades que se geraram para o atendimento durante esse período.
Alberto Pita