MADEIRA Meteorologia

PCP assinala comemorações dos 50 anos da Revolução com livro de Álvaro Cunhal

Data de publicação
16 Janeiro 2024
19:22

Com a apresentação do Tomo VII das ‘Obras Escolhidas’ de Álvaro Cunhal, esta tarde, o PCP assinalou o início, este ano, das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na Madeira.

Conforme destaca o partido, em comunicado, sobre a escolha desta iniciativa, a publicação versa sobre os anos que se seguiram à revolução de 25 de Abril, até 1977.

A apresentação da obra esteve a cargo de Francisco Melo, diretor da Editorial ‘Avante!’, que publica este novo livro.

“Nestas páginas do VII volume das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal encontramos os profundos e positivos impactos das conquistas de Abril na sociedade portuguesa, nos domínios social, económico, político e cultural, em todas as esferas da vida”, destacou o editor.

Sobre os temas centrais da obra Francisco Melo disse que “esta edição incide sobre o exaltante período do processo da Revolução Portuguesa, no decorrer do qual Álvaro Cunhal foi um destacado protagonista, como secretário-geral do Partido Comunista Português, com um contributo inestimável na defesa e consolidação do regime democrático nascente, na efectivação das suas realizações e conquistas revolucionárias, e que trata e abrange ainda os tempos iniciais do processo contra-revolucionário do ano de 1976”.

“Se este período está marcado pelas conquistas, pelos avanços e pela esperança num Portugal com futuro, ele está também assinalado pelo início da ofensiva da política de recuperação capitalista e restauração monopolista, encetada com a formação, em 1976, do primeiro governo do PS, que, traindo o seu programa, se constituiu como o principal protagonista de tal política que conduziu ao aprofundamento da exploração dos trabalhadores e do povo”, considerou.

A segunda parte deste tomo é constituída por discursos, entrevistas e artigos posteriores ao VIII Congresso até meados de 1977.

Como foi referido,, quando se comemoram os 50 anos de Abril, “a leitura do presente tomo fornecerá poderosas armas para o combate e para a justa valorização das realizações da Revolução de Abril e a afirmação da actualidade dos valores delas emergentes”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho de António Nunes à frente da Proteção Civil da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas