O livro '100 Anos de luta', editado pelo PCP e pelas Edições Avante! foi apresentado esta tarde no Funchal, ao ar livre, no átrio da sede do partido.
Segundo Edgar Silva, "trata-se de uma obra que constitui um importante documento de registo de momentos e acontecimentos marcantes da vida do PCP e da sua história de 100 anos, cruzados com a história de Portugal e do mundo e da luta dos trabalhadores e do povo português, já que a luta e a história do PCP é inseparável da luta dos trabalhadores portugueses, assim como a luta dos trabalhadores portugueses desde 1921 é inseparável da luta e da história do PCP".
É composto por 304 páginas, 38 capítulos, numerosos textos e um pequeno texto de análise sobre cada um dos 21 congressos. De acordo com a descrição de Edgar Silva, o livro contém "mais de 900 imagens, incluindo as centenas de fotografias, muitas das quais inéditas ou de grande formato que acompanham todo o texto, fotos magníficas e de uma expressiva beleza no que projectam de verdade na relação do Partido com o povo e com a pátria, na luta constante por uma vida melhor, pela democracia e o socialismo".
"Não temos um livro com a história do PCP. Nem foi possível incluir nesta obra todos os elementos da luta popular e da história do PCP ao longo de 100 anos. Houve necessidade de seleccionar documentos e momentos, que, embora não resultando de um levantamento definitivo, representam um valioso e significativo contributo para o conhecimento desse riquíssimo período da nossa história nacional", esclarece o coordenador do partido na Madeira.
Edgar Silva adiantou que brevemente serão anunciadas as iniciativas que vão assinalar na Região o primeiro centenário do PCP.
Comprado na sede do partido, na Rua João de Deus, no Funchal, o livro custa 22 euros. Entretanto, estará também à venda nas livrarias, um pouco mais caro.
O título completo '100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo'.
Iolanda Chaves