MADEIRA Meteorologia

José Manuel Rodrigues elogia descentralização cultural verificada na Madeira

Data de publicação
03 Dezembro 2024
18:47

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira esteve, esta tarde, presente na inauguração da exposição “Outras orografias” da artista Rita Rodrigues, na Galeria dos Prazeres. Oportunidade para felicitar o regresso da artista às exposições e vincar que esta mostra representa “o corolário de um trabalho de muitos anos de descentralização cultural”, que se vem fazendo na Região.

José Manuel Rodrigues desfiou o fio da memória para recordar que a abertura do Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira - e a descentralização anunciada na altura não foi bem entendida por todos, mas que atualmente é “um sucesso”. “O Mudas é hoje uma peça essencial e uma referência da cultura regional e contribuiu muito para essa descentralização cultural, que é um ganho em todos os concelhos da Madeira e da ilha do Porto Santo”, afirmou.

A exposição integra instalação e fotografia. Marca o regresso de Rita Rodrigues às mostras de artes plásticas, após uma pausa de alguns anos. Nela “a artista explora o corpo como meio de alteridade entre a presença dos corpos e as suas imagens projetadas em campos diferidos, maximizando a existência do corpo feminino como via de interpolação entre o lugar social do eu e o outro”.

“Outras orografias” tem a curadoria de Márcia Sousa, e pode ser vista na Galeria dos Prazeres até ao dia 3 de abril de 2025. A entrada é livre.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas