MADEIRA Meteorologia

‘Impulso’ para quatro jovens desenvolverem a sua arte no Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Janeiro 2023
16:18

Foi hoje oficialmente apresentado, no "foyer" do Teatro Municipal Baltazar Dias, pela directora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal, Sandra Nóbrega, o projeto inovador IMPULSO, que pretende ser um projeto anual de apoio a jovens artistas entre os 18 e os 25 anos, para que possam desenvolver os primeiros projetos artísticos e profissionais em nome próprio.

Nesta apresentação, mais pormenorizada do IMPULSO, que, recorde-se, havia sido já falado por Pedro Calado, aquando da apresentação da temporada artística do TMBD 2022/23, realizada em Setembro, Sandra Nóbrega, frisou que este é um programa para continuar e aumentar, já que a autarquia pretende que chegue a mais gente, isto é, que chegue a mais artistas e criadores madeirenses jovens.

Este ano o projeto irá decorrer entre março e julho, envolvendo quatro artistas em quatro áreas: teatro, dança, música e artes visuais, num investimento financeiro da Câmara Municipal do Funchal de 20 mil euros, além do apoio logístico e de produção associados.

Pretende-se não apenas investir financeiramente no projeto e nos jovens artistas, mas também possibilitar que os seus projetos sejam acompanhados pela equipa do Teatro Municipal Baltazar Dias, a saber a equipa de produção, a equipa técnica, a equipa de comunicação que darão apoio à concretização do projeto.

Os jovens que estarão nesta primeira edição, são jovens que nasceram ou vivem na Madeira, com formação na sua área artística e que têm estado envolvidos em vários projetos, mas que têm agora oportunidade para desenvolver o seu próprio projeto em nome próprio, tendo espaço para se afirmar como criador, dando condições para que isso aconteça, assim como visibilidade e reconhecimento público.

Teremos nesta edição a Sara Cíntia, atriz, o Filipe Fernandes, músico violinista, o Marco Olival, bailarino e coreografo e a Teresa Freire, nas artes visuais com a realização de uma exposição.

A intervenção da Câmara Municipal do Funchal, através deste apoio anual, constitui um investimento que presta um contributo importante para o futuro das artes performativas e visuais no Funchal, nomeadamente na sua capacidade de afirmação, reconhecimento e desenvolvimento profissional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas