MADEIRA Meteorologia

Ilhas ‘Encantadas’ como a alma e essência da sua gente

Data de publicação
17 Junho 2025
17:44

Foi apresentado esta terça-feira, na Quinta das Cruzes, o livro ‘Encantadas – Madeira e Porto Santo’, uma iniciativa da Associação de Promoção da Madeira que pretende revelar a essência do arquipélago através de uma abordagem literária, poética e sensorial. Com textos de Graça Alves e fotografias de diversos autores, a publicação alia tradição e inovação, conjugando palavras intemporais com ferramentas tecnológicas que permitem uma leitura em constante atualização.

“’Encantadas’ é um livro que não é propriamente um livro turístico, não é um livro de história, de geografia”, explicou Graça Alves durante a apresentação. “É um livro que tenta apresentar Madeira e o Porto Santo como Ilhas Encantadas, com palavras que de algum modo não fossem reféns do tempo”. Segundo a autora, o objetivo foi captar o “ritmo das palavras” que transmitem “a alma daquilo que a gente é, ora doces, ora agressivos”.

  • Ilhas ‘Encantadas’ como a alma e essência da sua gente

A publicação tem a particularidade de conter QR Codes que ligam o leitor a conteúdos digitais, continuamente atualizados. “Cada tema incluído no livro tem ligado, assim, um repositório de informação num servidor”, sublinhou o secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus. “Eu posso manter este livro cinco anos comigo, e sempre que for ler o QR Code, tenha um texto mais atualizado do que da última vez que o li”.

Com uma tiragem de mil exemplares por idioma - português, inglês, francês e alemão -, ‘Encantadas’ está disponível gratuitamente pela mão da Associação de Promoção da Madeira. Para além da versão física, é possível aceder aos conteúdos em formato digital, o que permite que o livro “seja lido em qualquer suporte tecnológico, no telemóvel, no iPad”, acrescentou o governante, que explicou ainda que este método “permite que a leitura se faça em momentos diferentes, por ocasiões que são também diversas, e utilizando meios diferentes”.

  • Ilhas ‘Encantadas’ como a alma e essência da sua gente

Graça Alves destacou ainda o valor visual da obra, reconhecendo que esta “tem fotografias belíssimas, que mostram exatamente aquilo que nós somos”. Para além disso, reforçou que o livro convida a “revisitar a ilha” de uma forma que “pode ir mais além” para outro nível de leitura”. “Pode de alguma forma saber tudo aquilo que a gente tem, mas também muito daquilo que nós somos”.

Para Eduardo Jesus, esta publicação representa uma mudança no paradigma dos livros sobre destinos turísticos. “Quisemos que o livro fosse uma mudança no paradigma do que são os livros dos destinos, trazendo esta componente tecnológica, que vem permitir ler mais do que ali está, ou atualizar-se através do mesmo livro”. “É um convite a um conhecimento mais abrangente sobre a Madeira, com conteúdo cultural qualificado, e que, sem dúvida alguma, é mais um elemento de comunicação”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas