MADEIRA Meteorologia

Graça Alves quer afirmar Museu de Arte Sacra do Funchal como "polo de cultura e de missionação"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Outubro 2023
12:16

É com "paixão pelo trabalho" e sentido de "missão" que Graça Alves encabeçará, a partir de hoje, os destinos Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF), onde decorreu esta manhã a cerimónia de tomada da nova direção executiva, liderada pela escritora e investigadora.

Foi essa a garantia deixada pela responsável, que mais prometeu liderar esta instituição com "Corações Ardentes, Pés no Caminho", o lema do Papa Francisco para o Dia das Missões que se celebra amanhã e que, segundo a mesma, se enquadra na postura que pretende assumir enquanto diretora.

"Paixão por este tesouro que é o Museu da Arte Sacra, mas também pés no caminho para irmos à procura de outros diálogos e pessoas", afirmou a recém-empossada, que reitera ter em mente a realização de muitos projetos para esta casa pastoral da cultura, para a qual já está a ser traçado um novo plano de atividades e de formação dos colaboradores, que intentarão chamar a esta instituição não só os visitantes da Região, mas também os madeirenses.

"Queremos muito tornar também o Museu de Arte Sacra um lugar importante e imperdível. Mas um outro projeto que não posso de maneira nenhuma deixar cair é o de ser também um polo de missionação", ressaltou, vincando que este museu é igualmente um lugar para falar de Deus, de esperanças e até mesmo para rezar.

É neste sentido que, ao JM, Graça Alves não deixou de reiterar a honra que é assumir este desafio, tendo agradecido a confiança em si depositada por D. Nuno Brás para liderar este que considera ser um "presente", dado que o MASF guarda alguns dos "maiores tesouros" da Diocese e da Região.

Por isso mesmo, a sua prioridade será a de "mostrar ao mundo que este museu é um tesouro" e "abri-lo e torná-lo cada vez mais um polo de cultura e de evangelização".

Recorde-se que o anúncio da nomeação da responsável foi realizado na passada quarta-feira, dia 18 de outubro, numa nota da Diocese do Funchal, assinada pelo bispo D. Nuno Brás.

Nomeada para vogal foi também Elisa Freitas, mantendo-se ainda o Deão do Cabido, cónego João Francisco Dias, transita da anterior direção.

"Uma grande lição de história"

Tomando a palavra na cerimónia de empossamento, Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, destacou a "casa especial" que este museu é para a Região, ao afirmar-se como uma "grande lição de história" e um espelho da gratidão de um povo que tem fé, tendo por isso reiterado o compromisso do Governo Regional em apoiar o MASF neste novo ciclo governativo, durante o qual espera estabelecer parcerias efetivas e reforçar a cooperação institucional, a fim de que a Madeira e a sua identidade saiam reforçadas.

A Graça Alves, o governante dirigiu diversos elogios, agradecendo tudo o que aprendeu com a responsável, que teve um papel especialmente importante na Direção Regional da Cultura, aquando do período pandémico, que colocou sérias dificuldades aos agentes culturais. "É um exemplo de dedicação, entrega e de criação", declarou, asseverando que a investigadora "faz a diferença por onde quer que passe".

Por seu turno, elogios à nova diretora foram também tecidos por D. Nuno Brás, que, no púlpito, agradeceu a sua "disponibilidade" e "vontade" de realizar iniciativas e projeto.

Já sobre este espaço museológico, o sacerdote enalteceu a sua importância enquanto "testemunho da fé dos que nos antecederam" e não apenas de um poder aquisitivo.

"O museu não é apenas um repositório de arte que todos podem ver. Tem também um papel propositivo de evangelização", elucidou, garantindo que esta é uma casa onde a fé a cultura dialogam para todos, incluindo para os mais afastados da religião, que provoca questionamentos e respostas e que mostra ainda "o que fomos, o que somos e o que seremos" enquanto ilha e Igreja.

De assinalar que ambos os líderes reconheceram e agradeceram o trabalho da anterior direção.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas