MADEIRA Meteorologia

Filme Crendices valoriza “a identidade do ser madeirense”

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
14 Junho 2025
17:58

O secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, marcou hoje presença na estreia do filme “Crendices – Quando o medo vem das crenças”.

O filme é projetado este fim de semana – hoje e amanhã – no Museu de Arte Contemporânea da Madeira, na Calheta, e aborda as tradições orais e superstições antigas madeirenses, contadas com humor e drama.

Realizado pelo grupo madeirense 4Litro, cujos elementos também participam no elenco de atores, o projeto contou com um financiamento de 80 mil euros.

“É um trabalho que nos apraz apoiar e acarinhar”, disse Nuno Maciel, destacando o facto de este filme ser uma produção “integralmente madeirense”.

“É uma forma de continuarmos a apoiar a produção cinematográfica regional”, acrescentou, assinalando que o filme mobilizou cerca de 100 pessoas, entre atores e figurantes, bem como as equipas técnicas.

Para Nuno Maciel, este filme valoriza a cultura popular regional e a identidade madeirense. “Deixar isso numa produção cinematográfica, ficcional, é também uma forma de transmitir às gerações vindouras e, por aí, irmos valorizando a identidade do ser madeirense e aquilo que nos distingue e mais nos caracteriza no mundo”, observou.

Ações como esta, no seu ponto de vista, ajudam “a ganharmos a imortalidade da nossa idiossincrasia e da nossa identidade cultural”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas