O Festival Fractal está de regresso ao Funchal entre 20 e 28 de setembro de 2025, numa edição que terá como palco principal a freguesia do Monte. A iniciativa é organizada pela associação cultural FRACTAL e conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura.
Criado em 2019, o festival assume hoje “um papel importante na programação cultural da cidade do Funchal”, realça a organização. Através de uma ‘Open Call’, foram recebidas cerca de 70 propostas de artes visuais, maioritariamente de artistas sediados em cidades do continente, mas também da Madeira, Brasil, Argentina, Espanha e Alemanha.
Segundo a associação, esta metodologia “cria relações positivas e duradouras em redor do festival, e acrescenta elementos novos à já de si rica comunidade artística da Madeira” e “permite uma enorme frescura na programação”.
Os cinco projetos vencedores exploram diferentes linguagens artísticas. Cristiana de Sousa – andorinhapelocéu – apresenta ‘Demorar-se’ no Largo das Babosas; Sebastião Castelo Lopes instala ‘Por causa do sopro incessante do vento’ junto ao Santuário de Nossa Senhora do Monte; no Parque Público do Monte, ‘Substrato’, de Stephanie Mónica e Diogo Amorim, partilha espaço com ‘Brincar a Comer, Comer e Brincar’, de José Sottomayor; e no Miradouro do Pico, Moritz Beck apresenta ‘Eco do Abrigo – Ruína Refúgio’, inspirado na arquitetura dos palheiros madeirenses.
O programa inclui ainda cinema, com a exibição de ‘Gates of Heaven’ (1978) no Largo das Babosas, no dia 20 de setembro, em parceria com a Screenings Funchal, além de concerto com Tiago Silva, oficinas, caminhadas, eventos gastronómicos e uma festa de encerramento.
Todos os eventos têm entrada gratuita. Mais informações estão disponíveis em fractal-fest.com e no Instagram oficial do festival.