MADEIRA Meteorologia

Escritor Jean-Claude Carriére morreu em Paris aos 89 anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2021
8:06

O escritor, realizador e argumentista francês Jean-Claude Carrière, que trabalhou ao lado de Luis Buñuel, Jacques Deray e Milos Forman, entre outros, morreu na segunda-feira à noite com 89 anos, disse a filha à AFP.

O escritor, que não sofria de nenhuma doença em particular, morreu "durante o sono" na sua casa parisiense, disse Carrière.

"Uma homenagem" ser-lhe-á em breve prestada em Paris e ele deverá ser enterrado na sua aldeia natal, Colombières-sur-Orb, na região de Hérault, no sul de França, disse também a filha.

Definindo-se como um "contador de histórias", Jean-Claude Carrière escreveu cerca de 60 guiões e cerca de 80 livros (histórias, ensaios, traduções, ficção, guiões, entrevistas).

Também foi ator, dramaturgo e escreveu letras para Juliette Gréco, Brigitte Bardot e Jeanne Moreau. Em 2015 recebeu um Oscar honorário pelo seu trabalho como ator e roteirista.

Jean-Claude Carrière colocou a sua vida sob o signo de "encontros, amizades e mestres da vida", tais como o Dalai Lama, com quem escreveu um livro, ou o cineasta espanhol Luis Buñuel, com quem colaborou durante dezanove anos até à sua morte.

Um bibliófilo, apaixonado pelo desenho, astrofísica e vinho, amante do Tai-Chi-Chuan (arte marcial), Jean-Claude Carrière foi sempre muito activo apesar da sua idade. Em 2018, escreveu um último ensaio, "La vallée du néant" (O Vale do Nada), e em 2020, co-escreveu o guião do filme de Philippe Garrel "Le sel des larmes" (O Sal das Lágrimas).

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas