MADEIRA Meteorologia

Encontro de Bandas na Ribeira Brava presta tributo a músicos e maestros

Data de publicação
20 Abril 2024
17:17

O 39.º Encontro de Bandas reúne, este fim de semana, na Ribeira Brava, 12 bandas filarmónicas regionais para um tributo aos músicos e maestros que integram estes agrupamentos musicais.

No arranque do evento, Jorge Santos, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, em substituição de Ricardo Nascimento, referiu que a continuidade do festival é importante para “promover a cultura e a música tradicional, fomentar o intercâmbio cultural entre as bandas, estimular o convívio e o espírito de união entre os seus elementos, incentivar aprendizagens e aperfeiçoar as performances”.

O autarca considera o encontro “um momento de valorização das bandas” pelo “trabalho cultural, educativo, formativo e social que desenvolvem”, sendo “exemplos da preservação das tradições e da cultura musical que vão passando de geração em geração”.

  • Encontro de Bandas na Ribeira Brava presta tributo a músicos e maestros

“Não há arraial sem banda filarmónica, mas a verdade é que estes agrupamentos têm mostrado inovação, crescimento e ousadia, apostando em sonoridades, arranjos e estilos musicais diferentes e com um toque de modernidade”, referiu o presidente da Câmara, destacando o papel das bandas enquanto escolas formativas e geradoras de talentos na música.

O edil congratulou, ainda, as bandas municipais pelo esforço em “manter viva” a cultura das filarmónicas e felicitou a “aposta na renovação” através de jovens músicos que garantem a continuidade deste projeto.

O encontro de hoje juntou a Banda Filarmónica do Caniço e Eiras, Banda Distrital do Funchal – Os Guerrilhas, Filarmónica do Faial, Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha, Banda Municipal de Santana e Banda Municipal da Ribeira Brava.

Amanhã, a partir das 15h30, atuam a Banda Recreio Camponês, Banda Municipal de Santa Cruz, Banda Orquestral de Câmara de Lobos, Banda Municipal de Machico e Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses que vai atuar com a cantora Cristina Barbosa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas