O Espaço do Artesão, na Freguesia do Campanário, acolhe desde o dia 3 de setembro a exposição ‘Artesanato em Madeira’ da autoria de Adriano Pestana.
O artesão ribeira-bravense, natural da Serra de Água, que se dedica a este ofício desde 2013, depois de ter sofrido um acidente que o impossibilitou de continuar a profissão de serralheiro, já esteve neste espaço em 2021 com a exposição ‘Utensílios e Outros Objetos em Madeira’.
Este ano regressa com mais trabalhos e com novidades, procurando sempre conjugar o tradicional com o moderno.
A exposição mostra vários utensílios, desde colheres de pau, o típico caralhinho, ou pau de mexer a poncha, tabuleiros, bandejas, mesas e bancos, para além de obras decorativas e multifuncionais feitas em plata, louro, til, vinhático e nogueira.
Adriano Pestana começa por fazer o desenho na madeira previamente cortada e vai ‘picando’ de acordo com o molde desenhado. A sua filha Mariana, que já mostrou interesse em seguir os passos do pai, pretende também apostar na inovação e introduzir novas técnicas para dar continuidade ao trabalho do pai.
A exposição ficará patente até 15 de novembro, e pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 17 horas, e aos sábados, das 10h às 18 horas. A entrada é gratuita.
Redação