A Coleção Baltazar Dias é uma coleção de livros que é realizada em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento de Estudos Globais e Insulares e o design gráfico de Juan Abreu.
As primeiras 3 edições dedicadas a Baltazar Dias, Eugénia Rego Pereira e João Nóbrega foram realizadas com o objetivo de recuperar e dar as conhecer obras de dramaturgos madeirenses, relevando o rico património da escrita de teatro que a Madeira possui.
A quarta edição será dedicada ao madeirense Florival de Passos, que foi funcionário da autarquia do Funchal durante 37 anos, na Biblioteca Municipal do Funchal. Ele começou oficialmente a sua vida literária em 1940 com a publicação de um volume de versos intitulado "Para Além", a que seguiram outras obras, sempre no mesmo registo poético. Em 1952, passou a integrar uma nova tertúlia - a tertúlia Ritziana - a qual pertenciam figuras importantes das letras como António Aragão, Herberto Hélder, Carlos Cristovão, José Jorge de Freitas e Rebelo Quintal. No entanto, esta obra que será publicada e apresentada na Feira do Livro do Funchal, no dia 30 de março às 19 horas, é totalmente inédita, uma vez que a obra dramatúrgica de Florival de Passos nunca viu a luz do dia. Os mesmos encontravam-se em cadernos no espólio, de cerca de 8000 obras que Florival de Passos doou à Biblioteca Municipal do Funchal, uns de forma de manuscrito e outros datilografados.
A Câmara Municipal do Funchal, em reconhecimento da importância de que se reveste a atividade editorial, irá apoiar a edição de novas obras literárias. A edição desta obra é um veículo importante de divulgação e promoção de autores desconhecidos, sem intuitos exclusivamente comerciais, que contribuem para a vivificação cultural no concelho do Funchal e para a diversificação da sua oferta literária.
A obra será apresentada amanhã, dia 30 de março, às 19 horas, no Largo da Restauração, com a presença de Cristina Trindade, Luisa Paolinelli, Carlos Barradas e Davide Camacho.