MADEIRA Meteorologia

‘Barroco a Norte’ regressa este sábado

Data de publicação
20 Março 2025
12:09

A Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, a partir do próximo sábado, dia 22 de março, mais uma edição do ‘Barroco a Norte’. Trata-se de um ciclo de concertos em quatro igrejas da costa Norte da ilha, a acontecer nos próximos quatro sábados.

Com produção a cargo da Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) esta iniciativa leva concertos de entrada livre a diversos locais, garantindo um acesso democrático e de livre fruição à música erudita para população e todos quantos visitam a Região. O primeiro concerto acontece já depois de amanhã, na Igreja do Seixal, a partir das 20 horas. Segue-se, a 29 de março, pelas 19 horas, na Igreja Matriz de São Vicente, depois, a 5 de abril, às 20 horas, na Igreja do Porto da Cruz e, finalmente, a 12 de abril, às 19 horas, na Igreja Matriz de São Jorge.

‘Barroco a Norte’ visa, não só dar a conhecer a música barroca, como também contribuir para o objetivo que tem pautado a atuação da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura: o da descentralização cultural. Recorde-se que a Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM), fundada em 1984 tem sido um pilar da cultura musical madeirense, promovendo a excelência artística e enriquecendo a oferta cultural da Região. A AOCM é responsável por diversos ciclos musicais que destacam o talento de artistas madeirenses e elevam o prestígio da música barroca. Através do Funchal Baroque Ensemble, a associação reforça o seu compromisso com a interpretação historicamente informada da música antiga.

O programa para o primeiro concerto do Barroco a Norte 2025, que acontece este sábado, propõe um mergulho na sonoridade da corte do Rei Luís XIV, alternando entre as requintadas Airs de Cour e obras instrumentais dos mestres barrocos franceses. Mais do que uma interpretação técnica, esta apresentação resgata a profundidade e solenidade da época, transportando o público para um ambiente de nobreza e contemplação.

A execução do repertório combina canto e instrumentação num equilíbrio sublime e meditativo, evocando o esplendor de uma era em que a música era concebida como reflexo da ordem e da beleza divinas.

No concerto deste sábado atuam o Ensemble de Cour e O do Bairro Belo.

O Ensemble de Cour é um agrupamento dedicado à interpretação da Música Antiga, fundado em Haia, nos Países Baixos. Composto por Carolina Andrade (soprano), Anežka Drozdová (traverso), Coline Kreis (viola da gamba) e Ekaterina Uvarova (teorba), o grupo destaca-se pela fidelidade histórica e pela expressividade única das suas interpretações.

Com especial dedicação ao repertório das Airs de Cour francesas, o ensemble revisita as composições da corte de Luís XIV, valorizando a ornamentação e a arte das variações (doubles), num tributo à grandiosidade da música barroca.

Músico de talento multifacetado, O do Bairro Belo iniciou o seu percurso no Rancho Folclórico ‘Os Pastores’ de São Romão e seguiu estudos no Conservatório de Música de Seia e no Conservatório Regional da Horta. Especializado em bandolim, obteve formação com o professor Norberto Gonçalves da Cruz e prosseguiu os estudos na Universidade de Aveiro.

Com uma carreira diversificada, integrou vários grupos musicais nos Açores, Madeira e Portugal continental, colaborando ainda com peças de teatro e festivais multidisciplinares. Atualmente, é professor de bandolim no Conservatório – Escola das Artes da Madeira e membro da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, tendo partilhado palco com artistas de renome internacional.

O secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, convida a assistir a estes concertos que prometem aliar a sofisticação da música barroca ao património edificado que existe na Região. “Este ciclo, que promove a descentralização cultural com concertos em quatro concelhos da costa norte e este da Madeira, é uma oportunidade valiosa para chamar a atenção para a importância do património edificado religioso da Região”, diz o governante. “O programa proposto para este ano propõe uma vez mais a fruição das composições musicais em espaços onde a arte e o património requerem também uma atenção especial”, sublinha.

Mais informações sobre este evento podem ser obtidas em https://cultura.madeira.gov.pt/

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas