O Museu Etnográfico da Madeira (MEM), inaugura, amanhã, dia 20 de fevereiro, pelas 17h00s, a exposição temporária ‘Arribar – Artes de Cura e Proteção’.
Além da abertura da mostra, será apresentado o terceiro documentário da série ‘Museus Vivos’, projeto que pretende divulgar estudos etnográficos de rituais e técnicas recolhidos junto da população e que, neste número, tem o mesmo tema da mostra.
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcará presença nesta cerimónia.
“Com esta exposição temporária pretende-se valorizar e divulgar este saber popular ancestral [usado por curandeiras], que faz parte do nosso património cultural imaterial e merece ser salvaguardado”, expressa a secretaria regional de Turismo e Cultura.
Quanto ao documentário, inclui entrevistas a “pessoas com uma profunda sabedoria, que nos falam sobre a medicina tradicional e as suas superstições, permitindo enriquecer o conhecimento sobre este valioso património, pelo que o museu agradece a todas estas maravilhosas senhoras, a sua disponibilidade em dar estes testemunhos e a Elisabete Ramos, Coordenadora da Universidade Sénior da Ribeira Brava, pela profícua parceria estabelecida com o MEM”, dá conta a secretaria.
A realização e edição do vídeo é da autoria de Rui Dantas Rodrigues e a locução de Sandra Cardoso.