A atual direção da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, liderada pelo madeirense Alcides Nóbrega, recandidata-se a um novo mandato, estando a eleição dos corpos sociais marcada para o dia 29 de novembro.
No manifesto eleitoral, a que o JM teve acesso, Alcides Nóbrega, atual presidente da Federação e também presidente da Assembleia Geral da Confraria Enogastronómica da Madeira, lembra o trabalho realizado, nomeadamente o protocolo com a Câmara Municipal de Aveiro para a instalação da sede.
Lembra também o protocolo financeiro com o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, a realização de um encontro nacional realizado em Matosinhos, a participação em colóquios, conferências e festivais gastronómicos, entre muitas outras iniciativas, bem como a atualização do site e a edição da revista ‘Confraria’.
A candidatura afirma ter “um projeto credível e sustentadoe m curso, para institucionalizar a Federação nopalco do poder decisório, dos órgãos do poder político, por forma a dignificar e apoiar asconfrarias, nos seus projectos e vivência territorial”.
A direção que agora se recandidata sublinha que teve sempre a preocuparção de “unir e dignificar as confrarias, a gastronomia, os territórios e a cultura, em torno duma federação forte e institucionalizada”.