MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

DE LETRA E CAL

20/02/2023 06:00

Chama-se Serap Ela, tem cinco anos, e foi resgatada dos escombros na Turquia, 51 horas depois do violento sismo que destruiu a cidade de Hatay.

Cinco anos de fragilidade debaixo de uma cidade destruída, cinco anos de milagre vivo onde a vida já não parecia possível, cinco anos de nascer uma segunda vez.

Se no primeiro nascimento a nossa humana condição apenas nos permite chorar quando o ar do mundo nos dói nos pulmões resgatados à água inicial, o que nos permitirá um segundo nascimento, uma segunda oportunidade, uma improbabilidade tão grande nos escombros de uma cidade inteira.

Com cinco anos, Serap disse apenas isto aos socorristas que a pegaram ao colo: "Eu sou muito pesada!"

Que peso este? O dos seus cinco anos? O das explicações que lhe davam os pais para já não a carregarem mais no regaço? O de ser crescida como é desejo de todas as crianças? Provavelmente seria tudo isto se Serap não tivesse vivido o indizível e a improbabilidade de estar viva.

Há um peso em Serap que não é o dela. O peso de sobreviver ao impossível, o peso de perder tudo, o peso de um resgate, o peso de quem viveu em poucos minutos a destruição de uma cidade e da vida como ela foi até ali. O peso de um milagre retirado em braços à terra.

O peso de Serap é o peso que vemos em todas as fotografias da Turquia e da Síria. O peso nos olhos do homem que segura a mão da filha adolescente morta e ainda soterrada pelos escombros. Uma mão fria que recusa abandonar como se segurasse a própria vida. E segura. O peso nos olhos de um outro homem que, do fundo de um desespero estranhamente calmo, conta aos repórteres que perdeu tudo. A casa, a família, tudo. O peso da pergunta: como recomeçar?

O peso de todas as crianças que têm sido resgatadas muitas horas depois, peso de milagres vivos numa cidade morta.

O peso dos adultos, também resgatados, que olham incrédulos a luz do dia e o regresso à vida.

Até nos olhos dos animais se vê este peso, esta incredulidade e, apesar de tudo, esta esperança.

Tal como Serap, todos eles têm um peso que não é apenas o do seu corpo, o da sua idade, o da sua vida. É um peso que não se mede, um peso pessoal, próprio, um peso da terra, das casas destruídas em cima da fragilidade humana e animal. Um peso que se sente por dentro e de dentro.

As cidades destruídas são hoje menos pesadas do que o peso da gente que se salva. Ser mais pesado do que uma cidade! Eis um projeto de uma arquitetura humana.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas