MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

CONTOS INSULARADOS

10/07/2022 08:15

Apesar de o mar se perder na vista e no horizonte, o calhau estava longe de ser coisa de todos os dias. Visto do cume do monte, dia após dia daqueles verões intermináveis, o mar era fruto quase proibido e, por isso, mais do que apetecido.

A vida do campo não se compadecia com o calendário escolar e o verão não dava tréguas, entre água de giro, feijão para descascar, tomate para dar vazão em doce e massa de tomate, uma versão biológica de polpa, que se metia em frascos de café reciclados para dar cor, sabor e calor ao comer do inverno. Semilhas, rama para passar, cebolinho para tirar semente e, mais para o fim de agosto, a vindima para fazer.

Havia ainda a obra de vime, que encardia as mãos, e pouco ajudava no que toca a reforço da economia familiar, mas entre pouco e coisa nenhuma lá nos garantiam os adultos que de grão em grão enchia a galinha o papo, que o comer não cai do céu e que trabalho de menino é pouco, mas quem o não quer é louco. Ficava para as horas de calor em que não se podia estar em lado nenhum e então, debaixo da sombra das parreiras ou de um maracujazeiro, lá se iam entrelaçando vimes e liaça em formas e forminhas de cestos para venda no mercado e no Café Relógio.

Era preciso, pois, cada um fazer a sua parte e o mar ficava a fintar, lampeiro, da linha do horizonte, pintalgado com barcos grandes que vinham de longe, cheios de gente que falava estrangeiro, de lugares que nem sonhávamos existir e que, quando desembarcavam, andavam a pé para todo o lado contemplando-nos com estranheza e curiosidade como se nunca tivessem visto canalha encardida de trabalhar, brincar e comer na terra. Havia fruta a rodos, que muitas vezes nem deixávamos luzir e já estávamos a trincar. Não era preciso hora para lanche, quando havia um mercado à disposição permanente, menos das árvores do vizinho mal-encarado, que anunciava, num cartão mal-amanhado com uma caveira desenhada, que a fruta tinha veneno. Demovia alguns, outros mais destemidos nem por isso.

Todos os dias o barco do Porto Santo passava para lá e para cá. De manhã e à noite. Era mais pequeno que os gigantes que aparecia sem hora marcada. E a mãe dizia: Deus me livre e contava histórias de viagens que pareciam pior que passar o Bojador. Era um sonho poder ir de férias para a ilha ao lado, mas nem sempre era possível, só nos anos melhorzinhos.

Era como o mar a cruzar a linha do horizonte, lampeiro, naqueles verões, intermináveis como só o são na juventude, e nós que só podíamos ir ao banho quando havia um bocadinho de tempo e se descansava dos afazeres intermináveis da vida do campo. "Talvez no domingo", garantiam-nos. E até trabalhávamos com mais afinco, envergávamos milho como gente grande, descascávamos feijão, favas e o que mais houvesse e sonhávamos com tardes passadas no calhau, sandes de omelete da mãe e mergulhos num mar que, estando perto, parecia sempre muito longe, visto do cume do monte naqueles verões sem fim que, entretanto, terminaram.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas