MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

9/06/2021 09:10

Vários duelos marcaram a sua carreira desportiva - nem todos ao volante - com Giuseppe Campari, Achille Varzi e Hans Stuck, aquando da sua passagem pela equipa da Auto-Union, e o próprio Enzo Ferrari. Para que regressasse à Scuderia Ferrari, foi necessária a intervenção do próprio ditador Benito Mussolini.

Enquanto piloto e ao volante das suas máquinas voadoras, das duas às quatro rodas, um dos despiques mais interessantes que viveu foi precisamente com Varzi, nas Mille Miglia de 1930. Durante a noite, Nivola manteve por horas os faróis apagados, correndo em alta velocidade atrás deste, até ao momento da surpreendente ultrapassagem muito perto da Meta, vencendo com a sua ousada estratégia. Varzi nunca mais esqueceria esta derrota.

Nem sempre a sorte protege os audazes, e entre outros tantos factos ocorridos, recordo um outro duelo entre Nivola e um animal, quando em 1938, atropelou um veado aos comandos do seu Auto-Union Tipo-D "flecha de prata" no decorrer dos treinos para GP de Donington.

Ou o eterno duelo com a velocidade que lhe permite bater o recorde mundial de velocidade , para a Scuderia Ferrari, com o Alfa Romeo Bimotore de 16 cilindros em 1935.

Contudo o mais notável duelo, sem dúvida, foi a sua vitória "impossível", a 28 de Julho de 1935, no GP da Alemanha em Nurbürgring.

Ao volante do seu Alfa Romeo P3 de menor cilindrada e potência ante toda a armada alemã dos Auto-Union e Mercedes-Benz. Foi de tal modo inesperado, o seu triunfo que, quando chegou a altura da entrega de prémios, a organização não tinha a gravação do hino italiano "Marcia Reale", nem a bandeira nacional italiana para hastear. Mas Nuvolari vinha preparado e providenciou ambos!

Nesse dia chuvoso e nublado, ecoou no "Inferno Verde" o quente hino da "Marcia Reale Italiana" e a bandeira italiana voou mais alto, sob o olhar incrédulo das altas patentes nazis - incluindo o Hitler furioso - e, dos milhares de alemães nas bancadas. Entre o gotejar do champanhe, os louros e ovações do alto do seu metro e 65 centímetros, esta subida ao mais alto lugar do pódio, imortalizou-o como o maior piloto do seu tempo.

Como homenagem ao grande piloto Tazio Nuvolari, ficou-nos a frase esculpida nas portas do seu túmulo no cemitério Degli Angeli, situado entre a sua natal Mântua e Cremona: "Correrai ancor più veloce per le vie del cielo" (Correrás ainda mais veloz pelas estradas do Céu). O inesquecível Tazio Nuvolari.

Marco Ireneu Pestana escreve

à quarta-feira, de 4 em 4 semanas

marcoireneupestana@gmail.com

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas