MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

14/04/2021 08:01

Dos muitos duelos travados por Tazio Nuvolari, a corrida contra um biplano Caproni destaca-se, pela originalidade e desfecho inesperado.

Foi com o moral elevado - após uma temporada de muitas pistas percorridas - que Nuvolari aceitou, a 8 de Dezembro 1931, um desafio diferente do habitual, numa pista do autódromo de Littorio, na periferia de Roma. Ao volante do Alfa Romeo 8C 2300 Monza, teria como antagonista o piloto-aviador da força aérea italiana (Regia Aeronautica Italiana), Vittorio Suster, aos comandos do seu biplano Caproni CA100 com a matrícula " I-AAYG" - que também utilizara num dos seus modelos motores produzidos pela Alfa Romeo.

Estaria também presente Piero Taruffi, com uma Norton 500, que enfrentaria e venceria o piloto-aviador Furio Niclot Doglio num Fiat AS.1.

A segunda corrida, a mais esperada, colocou frente a frente Nuvolari e Suster.

O comandante italiano Vittorio Suster, nascido em Trento a 28 de Agosto de 1889, era um "ás dos ares", veterano da I Guerra Mundial — medalha de ouro pelos altos serviços prestados -- Capitão-Piloto do "Serviço Aéreo Especial da Regia Aeronautica Italiana" e, mais tarde piloto da pioneira linha área desde Itália para várias cidades da Europa.

A prova consistia em cinco voltas a circuito, num percurso total de 17 quilómetros. O avião vence a moto e o Alfa Romeo com o tempo de 6 minutos e 12 segundos, a uma média de 164,237 km/h. Desta vez, o Alfa Romeo de Nuvolari teve de contentar-se com o segundo lugar, alguns metros atrás... (cont.)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas