MADEIRA Meteorologia

Revista 'Comunidades' despede-se com críticas a Berta Nunes e Paulo Cafôfo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Agosto 2023
15:06

A revista ‘Comunidades’ comunicou hoje o encerramento deste projeto de comunicação, iniciado em junho de 2014 sob a designação ‘Port.Com’, dirigido aos portugueses e luso-descendentes radicados nos estrangeiro. E no comunicado de despedida, são tecidas críticas ao atual Governo da República e também aos últimos dois secretários de Estado das Comunidades (SECP), Berta Nunes e Paulo Cafôfo.

"Pena não termos a saúde necessária para nos dar as energias necessárias para continuarmos este projeto, de forma a tentar que os 2.240.152 portadores de Cartão de Cidadão com morada no estrangeiro e luso-descendentes, possam ser considerados portugueses de Primeira e não de segunda como tem acontecido com estas duas últimas Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas", lê-se no comunicado.

Depois de elogiar os "conselhos" dados por José Cesário, SECP à data do do início do projeto, e a equipa do seu sucessor, José Luís Carneiro, a direção da revista critica a governação de Berta Nunes, considerando que foi notória "a impreparação e desconhecimento dos problemas da emigração portuguesa da nova SECP para este cargo, talvez atribuído como ‘prémio’ pelos resultados eleitorais conseguidos em Bragança, agravados ainda pelos efeitos da Covid-19 durante o seu tempo de governação".

Contudo, a revista lembra que ainda no tempo de Berta Nunes, no início de 2020, e "face à grave situação económica verificada com os efeitos da Covid-19, o Governo efetuou uma compra de publicidade, com pagamento antecipado, aos OCS nacionais, estendendo também esta iniciativa aos OCS da diáspora no valor de 200 mil euros".

"Surpreendentemente o projeto Port.Com não foi beneficiado na parte nacional, porque não somos uma empresa de comunicação nacional ou regional. Também e apesar de toda a informação veiculada no projeto Port.Com ser totalmente dirigida às comunidades portuguesas, não fomos beneficiados por termos sede em Portugal", recorda-se, observando-se que esta situação contribuiu para dar por terminado "o projeto Port.Com, publicando a última edição em dezembro de 2019".

Fruto de uma "onda de solidariedade" que "surpreendeu" os promotores da revista, "tanto por parte dos leitores como por parte de responsáveis políticos e do Governo, como também por empresas e empresários que utilizavam esta publicação para a sua comunicação com as comunidades", foi criada uma nova empresa - CEVID - para albergar o projeto numa nova versão e que antes tínhamos estudado, que consistia no alargamento da influência da revista aos países de expressão lusófona".

Mas as "promessas de apoios e ajudas que até hoje nunca se concretizaram" e nem a chegada de Paulo Cafôfo, que tomou posse em 30 de março de 2022, ajudou melhorar o cenário.

"Mais um ex-presidente de Câmara que renunciou ao cargo para se candidatar a presidente do Governo Regional da Madeira. Pessoa sorridente e simpática que, logo no início do seu mandato, levantou um autêntico muro de silêncio com a comunicação social", lê-se sobre o governante madeirense, cuja equipa é fortemente criticada.

"Uma Secretaria de Estado que não comunica, não informa, não mantém diálogo e permite detetar no seu staff pessoas ‘atentas, venerandas e submissas’ para ‘agradar ao chefe’, tal como a generalidade dos funcionários públicos que nada sabem fazer e não fazem a mais pequena ideia de como se funciona na ‘privada’ e no esforço financeiro e pessoal necessários ao bom desempenho do trabalho que se realiza", defende a revista.

"Como apenas temos cartão de filiação partidária em forma de Cartão de Cidadão de um país chamado Portugal (que o PS desconhece) e não praticamos o beija-mão, nem andamos de mão estendida à "caridade", talvez sejam estas as razões para não beneficiarmos de qualquer atenção, ou reconhecimento, por parte do Governo, apesar de sermos a única publicação de língua portuguesa, líder em audiência e referência em informação, no espaço da lusofonia: comunidades portuguesas e países de expressão portuguesa", remata.

Raul Caires

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas