MADEIRA Meteorologia

Revista 'Comunidades' despede-se com críticas a Berta Nunes e Paulo Cafôfo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Agosto 2023
15:06

A revista ‘Comunidades’ comunicou hoje o encerramento deste projeto de comunicação, iniciado em junho de 2014 sob a designação ‘Port.Com’, dirigido aos portugueses e luso-descendentes radicados nos estrangeiro. E no comunicado de despedida, são tecidas críticas ao atual Governo da República e também aos últimos dois secretários de Estado das Comunidades (SECP), Berta Nunes e Paulo Cafôfo.

"Pena não termos a saúde necessária para nos dar as energias necessárias para continuarmos este projeto, de forma a tentar que os 2.240.152 portadores de Cartão de Cidadão com morada no estrangeiro e luso-descendentes, possam ser considerados portugueses de Primeira e não de segunda como tem acontecido com estas duas últimas Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas", lê-se no comunicado.

Depois de elogiar os "conselhos" dados por José Cesário, SECP à data do do início do projeto, e a equipa do seu sucessor, José Luís Carneiro, a direção da revista critica a governação de Berta Nunes, considerando que foi notória "a impreparação e desconhecimento dos problemas da emigração portuguesa da nova SECP para este cargo, talvez atribuído como ‘prémio’ pelos resultados eleitorais conseguidos em Bragança, agravados ainda pelos efeitos da Covid-19 durante o seu tempo de governação".

Contudo, a revista lembra que ainda no tempo de Berta Nunes, no início de 2020, e "face à grave situação económica verificada com os efeitos da Covid-19, o Governo efetuou uma compra de publicidade, com pagamento antecipado, aos OCS nacionais, estendendo também esta iniciativa aos OCS da diáspora no valor de 200 mil euros".

"Surpreendentemente o projeto Port.Com não foi beneficiado na parte nacional, porque não somos uma empresa de comunicação nacional ou regional. Também e apesar de toda a informação veiculada no projeto Port.Com ser totalmente dirigida às comunidades portuguesas, não fomos beneficiados por termos sede em Portugal", recorda-se, observando-se que esta situação contribuiu para dar por terminado "o projeto Port.Com, publicando a última edição em dezembro de 2019".

Fruto de uma "onda de solidariedade" que "surpreendeu" os promotores da revista, "tanto por parte dos leitores como por parte de responsáveis políticos e do Governo, como também por empresas e empresários que utilizavam esta publicação para a sua comunicação com as comunidades", foi criada uma nova empresa - CEVID - para albergar o projeto numa nova versão e que antes tínhamos estudado, que consistia no alargamento da influência da revista aos países de expressão lusófona".

Mas as "promessas de apoios e ajudas que até hoje nunca se concretizaram" e nem a chegada de Paulo Cafôfo, que tomou posse em 30 de março de 2022, ajudou melhorar o cenário.

"Mais um ex-presidente de Câmara que renunciou ao cargo para se candidatar a presidente do Governo Regional da Madeira. Pessoa sorridente e simpática que, logo no início do seu mandato, levantou um autêntico muro de silêncio com a comunicação social", lê-se sobre o governante madeirense, cuja equipa é fortemente criticada.

"Uma Secretaria de Estado que não comunica, não informa, não mantém diálogo e permite detetar no seu staff pessoas ‘atentas, venerandas e submissas’ para ‘agradar ao chefe’, tal como a generalidade dos funcionários públicos que nada sabem fazer e não fazem a mais pequena ideia de como se funciona na ‘privada’ e no esforço financeiro e pessoal necessários ao bom desempenho do trabalho que se realiza", defende a revista.

"Como apenas temos cartão de filiação partidária em forma de Cartão de Cidadão de um país chamado Portugal (que o PS desconhece) e não praticamos o beija-mão, nem andamos de mão estendida à "caridade", talvez sejam estas as razões para não beneficiarmos de qualquer atenção, ou reconhecimento, por parte do Governo, apesar de sermos a única publicação de língua portuguesa, líder em audiência e referência em informação, no espaço da lusofonia: comunidades portuguesas e países de expressão portuguesa", remata.

Raul Caires

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas