MADEIRA Meteorologia

Papa Francisco pede ao mundo que não se habitue aos conflitos, guerra e violência

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
21 Maio 2023
12:52

O papa Francisco pediu hoje ao mundo que não se habitue aos conflitos, à guerra e à violência, recordando a situação na "martirizada" Ucrânia e no Sudão, após a oração Regina Coeli.

"Por favor, não nos habituemos aos conflitos e à violência, não nos habituemos à guerra, por favor. E continuemos a estar próximos do povo ucraniano martirizado", pediu, da janela do Palácio Apostólico, depois da Regina Coeli, que substitui o Angelus durante o período pascal.

Sobre a Ucrânia, um conflito que Francisco segue de perto, a Santa Sé confirmou no sábado que encarregou o cardeal italiano Matteo Zuppi de instruir uma missão de paz para procurar a mediação neste conflito, que teve origem na invasão russa em fevereiro de 2022.

Francisco também teve palavras para o Sudão, país que visitou em janeiro passado e cujo processo de paz mediou em 2019, recebendo membros das duas fações em guerra para um "retiro espiritual" no Vaticano.

"Queridos irmãos e irmãs, é triste, mas um mês após o início da violência no Sudão, a situação continua grave", lamentou.

O papa congratulou-se com os acordos parciais alcançados até agora e renovou o seu apelo para "depor das armas".

"Peço à comunidade internacional que não poupe esforços para fazer prevalecer o diálogo e aliviar o sofrimento da população", disse.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas