MADEIRA Meteorologia

Um cardeal, um campeão olímpico e a corrida como manifestação de espiritualidade

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Março 2023
14:26

O cardeal madeirenseTolentino Mendonça e o campeão olímpico italiano Filippo Tortu encontraram-se, esta quarta-feira, para o arranque de um ciclo de debates, promovido pelo Vaticano, em que apresentaram o desporto como manifestação de humanidade e espiritualidade.noticia a agência Ecclesia.

"Falar de cultura é falar da nossa humanidade: quando falamos de desporto, temos de entender que o atleta não é uma máquina e sim uma pessoa que corre com o coração, com a cabeça, com o sonho de ser pessoa, com a alegria de uma vitória partilhada", disse o cardeal português, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), na sua intervenção no primeiro encontro do ciclo ‘Quando o desporto te torna mais nobre’.Trata-se de uma iniciativa conjunta do Dicastério para a Cultura e Educação, presidido pelo cardeal, do Dicastério para a Comunicação e da "Athletica Vaticana", a equipa da Santa Sé dedicada à prática de vários desportos.

O colaborador do Papa, citado pela agência católica SIR, da Itália, sublinhou que a corrida implica "técnica, esforço, sacrifício, mas também algo inexplicável: existe um ato de amor".

"O desafio mais importante nas artes, na cultura e no desporto é entrar em nós mesmos e construir a nossa interioridade. Um monge, como um atleta, passa muito tempo sozinho e acaba por construir a sua interioridade, é o desejo de todos nós", acrescentou o madeirense.

Já o velocista italiano Filippo Tortu, medalha de ouro nos 4×100 metros livres nos últimos Jogos Olímpicos (JO), em Tóquio, apontou que, tal como na vida espiritual, o desporto enfrenta a possibilidade de "falhar".

"O mais importante é ter dado tudo de mim para estar ali, partilhando uma jornada com pessoas que se tornaram uma família", relatou, sobre a experiência nos JO.

O Vaticano apresenta como exemplo o diálogo que, em março de 2022, envolveu, por iniciativa do jornal ‘L’Osservatore Romano’, o cardeal Tolentino de Mendonça e José Mourinho, treinador português, atualmente ao serviço da Roma, no campeonato italiano.

Os próximos convidados do mundo do desporto serão anunciados antes de cada encontro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas