MADEIRA Meteorologia

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã lembra experiência do cardeal Tolentino Mendonça

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Setembro 2022
17:10

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé recordou hoje a experiência do cardeal Tolentino Mendonça nas áreas da Cultura e da Educação, para saudar a sua nomeação como Prefeito do novo Dicastério do Vaticano.

"Está bem preparado para este cargo que o Santo Padre lhe confia. Em relação à Igreja portuguesa, é com natural alegria que recebemos esta nomeação e recordamos bem, como fundamental, o diálogo com a cultura que ele fazia. Somos chamados a continuar este trabalho no qual desempenhou um papel muito grande", sublinhou o também bispo de Aveiro, António Moiteiro, numa nota enviada à agência Lusa.

O prelado acrescenta que "no caso da educação católica existe um mundo vasto de escolas onde a identidade católica deve ajudar os alunos na sua educação: uma educação humana, que tenha no centro o humano e os valores cristãos", onde se possam preparar para "serem fermento e mudança no mundo de hoje".

"Assistimos a muitos extremismos, onde cada vez mais as pessoas se fecham nelas mesmas e os valores cristãos são o oposto disto. Abrem para uma perspetiva universal e ajudam-nos a perceber melhor que o ser humano é relação com os outros para juntos construirmos um mundo onde se viva de maneira mais fraterna. É um grande desafio!", considera o bispo António Moiteiro na mensagem de congratulação pela nomeação pelo Papa Francisco do cardeal José Tolentino Mendonça para o cargo de Prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação.

O Dicastério para a Cultura e Educação reúne as responsabilidades que até agora estavam atribuídas à Congregação da Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura, ficando com a tutela, nomeadamente, da rede escolar católica do mundo inteiro, com 1.360 universidades católicas e 487 universidades e faculdades eclesiásticas, com 11 milhões de alunos, e outras 217 mil escolas, com 62 milhões de crianças.

O cardeal madeirense Tolentino Mendonça, cuja nomeação foi antecipada na sexta-feira pelo jornal 'online' 7Margens, coordenará também o diálogo da Igreja universal com o mundo da cultura.

O cardeal José Tolentino Mendonça, de 56 anos, vai substituir no ex-Conselho Pontifício para a Cultura o cardeal Gianfranco Ravasi, que completa os 80 anos em outubro e, na ex-Congregação da Educação Católica, o cardeal Giuseppe Versaldi, que fez 79 anos em julho.

Até agora, o cardeal português desempenhava as funções de arquivista e bibliotecário do Vaticano.

Tolentino Mendonça é o segundo português a chefiar um Dicastério no Vaticano, depois do cardeal José Saraiva Martins, na então ainda denominada Congregação para a Causa dos Santos.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas