MADEIRA Meteorologia

Papa pede humildade e união aos membros da Cúria, evitando "divisões e fações"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Dezembro 2021
17:08

O Papa Francisco pediu hoje humildade aos membros da Cúria da Igreja Católica e encorajou-os a trabalharem juntos, para evitarem "divisões, fações e inimigos", indica a agência noticiosa EFE.

O Papa Francisco falava durante a tradicional mensagem de felicitações pela festa do Natal realizada no Vaticano.

O chefe da Igreja Católica aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos males que afligem a hierarquia da igreja, dizendo: "É também para cada um de nós um momento de reflexão e ponderação, para que a luz da palavra, que se faz carne, nos faça ver cada vez melhor quem somos e qual é a nossa missão".

Na sua mensagem também dirigida à Cúria, sublinhou que não se deve esquecer a humildade ou relegá-la a uma "forma de moralismo", esvaziando-a da força transbordante que esta possui e lembrou que a "palavra humildade" deve estar sempre presente.

Aos representantes da Cúria, o Papa apontou três palavras-chave: participação, comunhão e missão, indicando um "estilo de humildade a que todos devem aspirar".

Indicou-lhes ainda a necessidade de uma "corresponsabilidade" no seu trabalho para que "cada um se sinta participante e corresponsável pelo trabalho.

O Papa Francisco exortou-os também a "construir relacionamentos que possam ir além do mero trabalho e a fortalecer os laços do bem, ajudando-se uns aos outros".

"Sem isso, corremos o risco de ser apenas estranhos trabalhando juntos, rivais tentando posicionar-se melhor", disse o Papa, alertando para o risco da "cumplicidade por interesses pessoais", esquecendo a causa comum que a todos deve unir.

O papa Francisco lembrou que a verdadeira missão da Igreja Católica é "a paixão pelos pobres e pelos necessitados", ou seja, - precisou - "aqueles a quem falta algo não só em termos materiais, mas também em termos espirituais, emocionais e morais".

Em relação ao próximo Sínodo da Igreja, exortou que não permaneçam "presos nas suas próprias convicções, nas suas próprias experiências, na armadura de seus próprios sentimentos e pensamentos".

"Seria um erro pensar que o Sínodo é um acontecimento reservado à Igreja como entidade abstrata, distante de nós. E nós, membros da Cúria, devemos ser os primeiros a comprometer-nos na conversão à sobriedade", enfatizou.

O Papa defendeu ainda que os membros da Cúria sejam os primeiros "a tentar viver com transparência, sem favoritismos ou grupos de influência".

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas