Relíquias de São Tiago visitam arciprestado de Câmara de Lobos

Guadalupe Pereira

As relíquias de São Tiago chegam hoje ao Arciprestado de Câmara de Lobos, vindas do Porto Santo, onde fizeram a primeira peregrinação no arquipélago da Madeira.

Segundo o programa divulgado pela Diocese, a imagem de São Tiago com as relíquias, chegará esta noite, às 22h30, à paróquia do Jardim da Serra onde é padroeiro.

No dia seguinte, quinta-feira, dia 21, o programa começa com a oração das Laudes, às 9h00; às 12h00 a Oração do Angelus. A oração do terço, a missa adoração ao Santíssimo e confissões das Almas, principiam às 18h30.

No dia 22, a comunidade paroquial do Jardim da Serra despede-se das relíquias, estando a chegada a Câmara de Lobos, Paróquia de São Sebastião, prevista para as 11h00, seguindo-se uma missa votiva a São Tiago Menor. Vários grupos garantirão a oração do terço ao longo da tarde. Para as 18h00, está planeada a leitura da Carta de São Tiago, acontecendo logo a seguir a adoração ao Santíssimo Sacramento.

No sábado, último dia da presença das relíquias de São Tiago em Câmara de Lobos, haverá uma conferência às 10h00, com os padres Eleutério e João Gonçalves sobre a carta de São Tiago.

Às 15h00, decorrerá uma missa campal, no cais de Câmara de Lobos com o Bispo do Funchal e os Párocos do Arciprestado, após esta celebração dar-se-á inicio ao cortejo marítimo até à Ribeira Brava.

As relíquias de São Tiago permanecerão no Arciprestado da Ribeira Brava de 23 a 25 de outubro.

Recorde-se que a Igreja católica na Madeira está a assinalar os 500 anos da escolha do Apóstolo São Tiago Menor como padroeiro da cidade e Diocese do Funchal.