Bispos recebem formação sobre alteração do Código de Direito Canónico

O bispo espanhol Juan Ignacio Arrieta, secretário do Conselho Pontifício para a interpretação dos textos legislativos, participa na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa de novembro, onde será abordada a alteração do Livro 6 do Código de Direito Canónico.

Com a Constituição Apostólica "Pascite Gregem Dei", o Papa Francisco reformou o Livro VI do Código de Direito Canónico, um trabalho de revisão iniciado com Bento XVI, através do qual “são sancionados novos delitos”.

O novo texto é um instrumento corretivo mais ágil, a ser usado prontamente para "evitar males mais graves e acalmar as feridas causadas pela fraqueza humana", segundo o portal de notícias do Vaticano, Vatican News.

O novo texto entrará em vigor em 08 de dezembro deste ano.

Segundo o padre Manuel Barbosa, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na reunião plenária dos bispos marcada para o período entre 08 e 11 de novembro, a presença da “pessoa qualificada, que esteve na base da elaboração da redação” do novo texto corresponderá a um importante tempo de formação.

O Sínodo que decorre até 2023, e que se iniciou no passado fim de semana, em Roma, o itinerário da iniciação à vida cristã, com as famílias, as crianças e os adolescentes, a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2003 serão outros dos temas a debater na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portugal.