Igreja de Santo Amaro: Missa e novo hino assinalam 25 anos do lançamento da primeira pedra

Guadalupe Pereira

O cónego Vítor Gomes vai presidir hoje à missa que assinala o 25º aniversário da bênção e lançamento da primeira pedra da igreja paroquial de Santo Amaro, no Funchal, a partir da 18h30.

Também esta tarde, será cantado pela primeira vez o Hino a Santo Amaro. Com letra de Nelson Gomes e música do padre Ignácio F. Rodrigues, atual responsável pela paróquia.

O lançamento da primeira pedra foi presidido pelo bispo da altura, D. Teodoro de Faria, sendo pároco nesse ano o cónego Vítor Gomes, que hoje preside à celebração festiva e comemorativa da efeméride.

A igreja de Santo Amaro, cujo o lançamento da primeira pedra foi realizado em maio de 1996, teve a sua cerimónia de dedicação no dia 17 de dezembro, no ano jubilar de 2000.

A conclusão deste “majestoso e belo templo passou a ser o centro da vida paroquial e pastoral de Santo Amaro”, destacando-se na paisagem urbanística, e assumindo-se como uma referência arquitetónica na cidade e diocese do Funchal, lê-se no comunicado que assinala esta segunda-feira os 25 anos do lançamento da primeira pedra.

Num texto publicado na rede social do facebook da paróquia, é também dado ênfase à “muita ajuda, comunhão, sacrifício e oração do bom povo de Santo Amaro”, que tanto “sonhava com uma nova igreja”.

O comunicado termina, apelando à presença de todos, citando o refrão do novo hino, “com alegria e confiança, a vós elevemos este louvor, Oh Glorioso Santo Amaro, rogai, rogai por nós junto do Senhor”.