O funeral do padre João de Freitas Mendonça que faleceu no sábado, dia 14, aos 78 anos, realiza-se hoje, no cemitério de Santana.
O cortejo fúnebre saí esta terça-feira da morgue do Hospital Dr. Nélio Mendonça pelas 10h00, com destino à Igreja paroquial de Santana, onde tem lugar a missa de corpo presente às 12h00.
O sacerdote falecido nasceu a 15 de maio de 1945 e foi ordenado sacerdote a 21 de junho de 1984. Depois da ordenação, o padre Mendonça esteve ao serviço das paróquias do Porto Santo, durante oito anos. Depois seguiu-se o Campanário, onde permaneceu cinco anos. Em 1997, assume São Roque do Faial e Porto Cruz.
Recorde-se que no Porto da Cruz, o padre Mendonça esteve 25 anos, comunidade que assumiu a 12 de outubro de 1997. Nesse dia havia crismas e o bispo da altura era D. Teodoro de Faria.
Numa publicação, a diocese "convida todos a rezar pelo seu eterno descanso e ao mesmo tempo agradece a Deus o dom da sua vida e ministério sacerdotal ao serviço da Igreja Diocesana". Na mesma nota, o bispo diocesano envia "os sentimentos a todos os seus familiares e a todos os que o ajudaram neste tempo mais difícil".
Já a paróquia do Porto da Cruz agradece a "entrega" e "dedicação" do Padre Mendonça à comunidade.
A Junta de Freguesia do Porto da Cruz coloca à disposição da população um autocarro para todas as pessoas que queiram participar no funeral do padre Mendonça. A camioneta arranca às 10h00 da Maiata de Baixo e Larano (paragem cruzamento), Maiata de Cima, Junqueira e Ribeira Tem-te-não-caias (cruzamento), Gambão (entrada do Gambão); Referta e Fajã do Milho (capela). Às 11h00, Terra Batista (Cruz), Massapez (estrada regional), Achada (coroa), Serrado (rotunda) e Casas Próximas (parque).
Guadalupe Pereira