Os lares vão abrir amanhã às visitas, mas haverá regras de segurança a cumprir. Todos os visitantes terão de marcar antecipadamente a visita e realizar um teste antigénio até 72 horas antes.
De acordo com a secretaria regional Inclusão Social e Cidadania, que participou esta tarde em Machico numa entrega de equipamentos a famílias carenciadas, esta é uma forma de salvaguardar a saúde dos utentes, sobretudo numa altura em que a Região não regista nenhum caso de covid -19 nos lares.
A este respeito, Augusta Aguiar informou que a realização dos testes antigénio poderá ser agendada gratuitamente através do endereço electrónico saudepublica.drs@madeira.gov.pt.
A governate disse também que os lares estão a adaptar-se à reabertura e que serão tomados todos os cuidados. Os doentes que estão acamados também poderão receber visitas, embora, nestes casos específicos, cada lar terá a liberdade de poder escolher a forma mais adequada para fazê-lo.
Quanto aos restantes utentes, estes poderão receber a visitas dos seus familiares através de uma proteção de acrílico, como já aconteceu no passado.
De referir igualmente que as visitas vão cingir-se a uma visita por semana, com a duração de 30 minutos.
Lúcia Mendonça da Silva