MADEIRA Meteorologia

Grupo Sousa garante deslocação de alunos surdos para encontro ‘Surd’Ilhas’ no Porto Santo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Setembro 2023
12:17

O Grupo Sousa, através da Porto Santo Line, vai apoiar a deslocação de alunos surdos à ilha dourada, com vista à participação do projeto ‘Surd’Ilhas’, promovido pela Direção Regional de Educação, através da Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira e que visa assinalar o Dia Internacional de Línguas Gestuais.

Esta manhã, foi assinado o protocolo entre a empresa e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, com vista a esse apoio, que se concretizará com a atribuição gratuita de 40 viagens no Lobo Marinho, para a deslocação dos alunos e professores das escolas de referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos e outras escolas com discentes surdos da Região, para a participação no 1º encontro com alunos com as mesmas características. O ‘Surd’ilhas’ vai decorrer a 2 de outubro, na Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.

Na assinatura do protocolo, o secretário regional de Educação revelou que a Região conta com 45 alunos surdos, dos quais quatro residem no Porto Santo. Jorge Carvalho destacou a importância do evento porque vai permitir que os discentes das duas ilhas, bem como 17 docentes da Educação Especial e intérpretes, partilhem experiências e convivam entre si.

O governante prestou um reconhecimento público "a todo o trabalho desenvolvido pelos serviços da área da Educação Especial, porque são precisas pessoas especiais para trabalhar com pessoas especiais, o que é exigente, mas um fator decisivo para o sucesso das iniciativas". Agradeceu ainda pelo contributo do Grupo Sousa para este projeto em particular, considerando que o contributo da empresa "é fundamental" num território arquipelágico como a Região.

Pedro Amaral Frazão, administrador do grupo Sousa destacou o papel de responsabilidade social que o grupo tem na Região, lembrando o projeto ‘Somos Solidários’, que, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, visa ainda assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, que se comemora anualmente a 23 de setembro.

Destacando os objetivos dessa efeméride, Amaral Frazão sublinhou que o projeto ‘Surd’ilhas’ "tem o mérito de atuar local e regionalmente envolvendo docentes, interpretes de língua gestual portuguesa e as pessoas surdas", enaltecendo que o Grupo Sousa, através da Porto Santo Line, "está a assegurar a ponte de ligação marítima entre alunos e docentes das comunidades surdas das duas ilhas para benefício de todos".

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas