MADEIRA Meteorologia

‘Novos Talentos’: "Queremos ter mais presença no mar do que a que nós já temos".

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Julho 2023
11:33

O trabalho que a Madeira tem desenvolvido ao nível da proteção das águas, com a criação de reservas é conhecido a nível europeu e atlântico. A Região tem sido, aliás, "pioneira", afirmou lembrando que a reserva mais antiga do país ‘nasceu’ nas Selvagens, sendo ainda uma das mais antigas do mundo. E têm sido monitorizadas pelo Observatório.

Jesus Reis, oceanógrafo entrevistado por José Manuel Rodrigues, disse que o Observatório Oceânico da Madeira e a ARDITI têm investido em tecnologia de ponta porque "queremos ter mais presença no mar do que a que nós já temos".

Sobre os estudos que tem acompanhado, só daqui a uns anos é que será possível tirar mais conclusões, relativamente aos efeitos do aquecimento das águas. O investigador explicou que "a única forma de termos dados históricos, é com dados de satélite, porque a Madeira tinha uma falta de equipamentos para este processo de monitorização a longo prazo".

A localização da Madeira é "muito especial, porque estamos perto de uma fronteira subtropical, em que notamos que as águas mais quentes do equador têm chegado mais".

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas