MADEIRA Meteorologia

Susana Prada anuncia investimentos de 5 milhões para os Canhas em dia de aniversário

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Julho 2022
16:27

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas anunciou na sessão comemorativa do 444.º aniversário da Freguesia dos Canhas, na Ponta do Sol, só para este ano, investimentos de 5 milhões da Empresa de Águas e Resíduos da Madeira (ARM) na freguesia dos Canhas.

«O desenvolvimento e o crescimento das nossas freguesias e, consequentemente, da Região, são das grandes prioridades do Governo Regional», referiu Susana Prada, sublinhando que é por isso que «temos vindo a investir sempre com o objetivo de garantir à população uma melhor qualidade de vida».

Ainda este ano, garantiu Susana Prada «vamos iniciar no Sítio da Cova, a construção de um novo Reservatório de Rega com capacidade de armazenamento de 3000 m3 de água. Uma obra de 2 Milhões de euros que trará, já no próximo verão, benefícios muito significativos ao sistema de distribuição de água de rega desta freguesia onde a agricultura tem um papel de grande relevância».

A Levada das Rabaças, com vista ao aumento da disponibilidade hídrica, promovendo uma gestão da água mais eficiente e a adaptação à "mudança climática", será igualmente recuperada. Um investimento de 3 milhões de euros e que será fundamental para o futuro desta localidade.

No setor das águas, recordou também o investimento de 1.2M€ que a empresa Águas e Resíduos da Madeira realizou nos últimos anos, com benefício para a população do município, através da melhoria do sistema de regadio, nomeadamente na recuperação da levada da Calheta/Ponta de Sol.

Uma intervenção onde também foi reabilitado o troço inicial da Levada da Serra dos Canhas.

Por sua vez, referiu Susana Prada, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza também tem tido uma grande intervenção em todo o concelho da Ponta do Sol, e que irá permitir o aumento da resiliência do território face a um clima cada vez mais imprevisível, com implicações nos montantes de precipitação e no risco de incêndio.

Neste âmbito, o IFCN tem vindo a atuar na limpeza da vegetação invasora e na reflorestação na zona do Paul, estando previsto intervir em cerca de 90ha nesta freguesia. Recuperou os Postos Florestais da Malhadinha e da Cova Grande e a área de recreio e lazer da Cova dos Louros e da Malhadinha.

O concurso para a recuperação do caminho real 28, entre o Pomar D. João e o Paul da Serra, será lançado este mês, avançou Susana Prada.

Na intervenção, Susana Prada quis ainda realçar os investimentos que têm sido apoiados pelo PRODERAM na agricultura: ao todo foram mais de 50 projetos, num apoio efetivo de 4,3 milhões de euros, que tem sido importante para a manutenção e crescimento do setor.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas