MADEIRA Meteorologia

Fórum de reflexão chega a escolas no Caniço e Câmara de Lobos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
11 Maio 2022
10:12

Realiza-se nos dias 12 e 13 de maio, o Fórum de Reflexão - A Educação e Formação de Adultos e o Contexto Europeu, no Caniço e em Câmara de Lobos, respetivamente.

Esta iniciativa insere-se no plano de disseminação dos projetos ERASMUS+ Adultos (KA1) da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre e da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço e é justificada pela organização pela "urgência do debate em torno do ensino de adultos na Madeira, em Portugal e na Europa".

"Pretende-se igualmente responder às necessidades de formação dos profissionais que trabalham com públicos adultos, nomeadamente dos formadores e mediadores dos cursos EFA e dos técnicos de RVC", acrescenta a organização, num comunicado enviado às redações.

Este fórum procura estimular a dinâmica das escolas, apostando na formação estratégica dos seus quadros de direção e de gestão intermédia e formadores / mediadores de adultos de modo a obterem-se resultados mais potenciadores de mudança.

Disseminar as aprendizagens dos projetos ERASMUS+ KA1; debater a importância da Aprendizagem ao Longo da Vida; conhecer diferentes metodologias relacionadas com a Educação de Adultos, na Madeira, em Portugal e na Europa; identificar na educação de adultos a importância da formação formal, não formal e informal e refletir sobre a Educação e Formação de Adultos em Portugal e na Europa são alguns dos objetivos da iniciativa.

Assim, ao longo dos dois dias os participantes terão a oportunidade de ouvir vários especialistas na área da Educação e Formação de Adultos, a nível nacional e regional, com destaque para Domingos Caeiro (Universidade Aberta), António Moreira (Universidade Aberta), Susana Oliveira (AEEA), Armando Loureiro (Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos - APEFA), Sara Estudante Relvas (Instituto para a Qualificação), Sara Cerdas (deputada em funções no Parlamento Europeu), entre outros oradores. Destaque igualmente para a apresentação de projetos de boas práticas a nível regional e nacional, inseridos no Programa ERASMUS+ .

De referir que a sessão de abertura contará com a presença de Jorge Carvalho, secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia; Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz; Armando Morgado, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço; Rafael Martins, presidente do Conselho Pedagógico e coordenador dos Projetos ERASMUS+ Adultos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre e Henrique Amorim, coordenador dos Cursos EFA da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço.

Por sua vez, a sessão encerramento será precedida por um momento te contará com a presença de José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Regional da Madeira; Pedro Coelho, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos; Zulay Freitas, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre; Rafael Martins - Presidente do Conselho Pedagógico e Coordenador dos Projetos ERASMUS+ Adultos da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre e Henrique Amorim, coordenador dos Cursos EFA da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas