MADEIRA Meteorologia

Caso emigrante madeirense: "Plano de Contingência" foi cumprido, mas SESARAM abre inquérito interno

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Janeiro 2022
11:26

Ainda sobre a notícia que faz hoje a manchete do JM, o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) considera que a transferência do doente Severino Gonçalves do Hospital dos Marmeleiros para os Hospital Dr. Nélio Mendonça obedeceu ao "plano de contingência" em vigor.

"O SESARAM tem um Plano de Contingência em vigor desde o início da pandemia e nessa conformidade são realizadas transferências para a área dedicada no Hospital Nélio Mendonça", respondeu Rafaela Fernandes, presidente do SESARAM, na sexta-feira, no momento em que ainda estava a ser preparada a deslocação do doente para a África do Sul no avião-ambulância.

Rafaela Fernandes não comentou, no entanto, se houve alguma falha médica nos procedimentos adotados sobre o doente.

A família de Severino Gonçalves, emigrante madeirense radicado na África do Sul que faleceu ontem no Hospital Dr. Nélio Mendonça, depois de meses de internamento na Madeira, pagou 80 mil euros para um avião-ambulância vir buscá-lo à Madeira e levá-lo para a África do Sul. O doente morreu um dia antes da viagem.

Ao JM, a filha critica os métodos do SESARAM e explica o investimento de 80 mil euros feito num avião-ambulância. O aparelho chegou sábado à Madeira, com equipamentos, médico e enfermeiro para acompanhar a viagem agendada para hoje, mas foi tarde demais.

O emigrante morreu ontem no hospital. A família processa o Serviço de Saúde. O médico, através do SESARAM, diz que cumpriu o protocolo. A administração do SESARAM manda abrir inquérito.

Leia a notícia na íntegra na pág. 6 e 7 da edição impressa do JM.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas