MADEIRA Meteorologia

SESARAM desenvolve consulta das Artes Performativas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Julho 2021
15:43

Foi hoje assinado um protocolo, entre o SESARAM e o Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, que cria o departamento de artes na saúde no Hospital dr. Nélio Mendonça.

Na cerimónia, Pedro Ramos considerou que "é dado mais um passo ao nível do investimento feito pelo SESARAM em relação aos seus profissionais, num projeto a ser dinamizado pela madeirense Carina Freitas, médica pedopsiquiatra, mestre em Neurociências e Doutorada em Ciências Médicas e Neurociências pela Universidade de Toronto, que tem apostado na musicoterapia. É também antiga aluna do conservatório, com formação em piano e canto.

"Este protocolo veio num momento oportuno, num contexto de pandemia, dando a possibilidade de, através de variadíssimas formas, continuarmos a humanizar a prestação de cuidados aos nossos doentes. São muitas as patologias que vão beneficiar destas artes na saúde", assegurou Pedro Ramos, lembrando que a importância das artes na saúde tem sido reconhecida, a nível internacional, por mais de 900 estudos. Saliente-se que uma das medidas do protocolo será a criação de uma consulta de Medicina de Artes Performativas, que vai envolver várias especialidades, com a possibilidade de consultas médicas especializadas de avaliação e tratamento de patologias decorrentes da atividade musical de artistas profissionais, amadores e em formação.

"Estou mesmo muito feliz, porque neste contexto da pandemia, nesta contínua humanização, este departamento de artes da saúde no SESARAM é mais um passo em frente da modernização, desenvolvimento, uso e capacidade de diferenciação dos nossos projetos", manifestou ainda Ramos, enaltecendo que este é um exemplo que que a Saúde regional não está "apenas preocupada com a covid".

Por seu turno, o secretário regional de Educação, Jorge Carvalho considerou que as artes e a música ajudam ao bem-estar individual e, nesse âmbito, destacou o contributo do Conservatório neste aspeto. "Os nossos professores poderão desenvolver projetos de investigação, aprofundar os seus conhecimentos", no novo departamento. Por isso, o governante congratulou-se pelos serviços que a Região tem conseguido prestar com o objetivo de criar melhores condições de vida para os residentes.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas