MADEIRA Meteorologia

Dia Mundial do Dador de Sangue assinalado esta segunda-feira no Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Junho 2021
12:25

Assinala-se nesta segunda-feira o Dia Mundial do Dador de Sangue. Na Madeira, a Associação de Dadores de Sangue vai marcar a data com um encontro-conferência, com várias entidades, com o objetivo de continuar a alertar para a importância de dar sangue.

Segundo José Marques, da Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira, este evento, realizar-se-á das 18h30 às 20h30, no Three House Hotel, no Oudinot e será restrito em termos de público devido à situação pandémica que vivemos.

Ainda assim, vão participar no encontro a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, a vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, e o padre Pedro Nóbrega que irá abordar o tema "Solidariedade sem ostentação". Para além destes, José Marques adiantou ao JM que vão participar também no evento alguns dadores e entidades ligadas a várias instituições da Região.

Paralelamente, e porque há uma efeméride a assinalar, a ADSRAM solicitou a todos os municípios da Região que ajudassem a transmitir a mensagem de que é preciso dar sangue, através da publicação do cartaz da associação e da colocação de luzes vermelhas nas respetivas sedes de concelho.

Não sabendo se todos aceitaram o desafio, José Marques espera que as autarquias passem a mensagem de que "dar sangue é seguro e não custa nada".

Apesar da Madeira ser autossuficiente em termos de sangue, o responsável recorda que nunca é demais lembrar a importância do ato.

Recorde-se que, na Região estima-se que 3.000 pessoas se deslocam regularmente, ao longo do ano, ao Serviço de Sangue e Medicina Transfusional para dar sangue.

Em 2019 foram feitas 5.600 dádivas. Em 2020 foram menos 700.

Lúcia M. Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas