MADEIRA Meteorologia

Mais de 100 mil euros para limpeza periódica de caminhos pedestres do Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Janeiro 2021
12:30

A Câmara Municipal do Funchal investiu cerca de 106 mil euros na aquisição de serviços de desmatação, desobstrução, manutenção e recuperação de caminhos pedestres no concelho.

De acordo com Miguel Silva Gouveia, o objetivo destes trabalhos, que acontecerão periodicamente ao longo de todo o ano de 2021, é "garantir a limpeza e as condições de segurança na maioria dos trajetos da rede de percursos pedestres do Parque Ecológico do Funchal". "Pretendemos garantir, igualmente, a limpeza de uma faixa de gestão de combustíveis nas principais redes viárias do Parque e manter a rede de drenagem das águas pluviais devidamente desobstruída", acrescentou o presidente da autarquia.

Segundo explica a nota enviada à redação, os trabalhos variam consoante a zona de intervenção. "No Caminho Florestal da Casa do Barreiro, a intervenção passará pela desmatação nas áreas marginais, numa faixa de 5 metros para cada lado dos limites do pavimento, com o objetivo de gerir a carga combustível. Na Estrada Municipal do Chão da Lagoa, terá lugar, por sua vez, a limpeza de valetas, condutas, caixas de receção de águas e aquedutos que integram os sistemas de drenagem deste arruamento, regularizando assim o escoamento das águas em alturas de precipitação mais elevada. A intervenção será realizada 2 vezes ao longo deste ano, numa extensão aproximada de 8500 metros", pode ler-se.

Já no que toca à limpeza dos Percursos Pedestres Recomendados, esta acontecerá no PR3 - Pico do Areeiro - Ribeira das Cales; PR 3.1 - Ribeira das Cales ao Terreiro da Luta; PR 4 - Poço da Neve - Casa do Barreiro; (Nova Ligação) ao PR4 Ribeira das Cales - Portão Norte do Caminho florestal da Casa do Barreiro - Levada do Barreiro.

Também o percurso Caminho Florestal da Casa do Barreiro - Caminho dos Tornos Altos - Ponte do Pisão - Levada dos Tornos - Antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos - Caminho dos Tornos será lavo de limpeza três vezes o longo do ano, a que se juntam ainda ao Caminho Reverendo Padre Eugénio Borgonovo e o itinerário Levada do Barreiro - Vereda do "Apartamento" - Vale da Ribeira de Santa Luzia - Levada do Barreiro - Caminho Eira do Serrado, que também serão intervencionados.

Em 2019, a Cãmara do Funchal recuperou cerca de 12,8 km de caminhos pedestres no Parque Ecológico do Funchal, num investimento que ascendeu então a 361 mil euros, resultado da aprovação de uma candidatura ao programa comunitário PRODERAM 2020,

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas