Decorreu esta terça-feira, 30 de setembro, na Sala da Assembleia Municipal, a cerimónia de abertura oficial do novo ano letivo 2025/2026 da Universidade Sénior do Funchal (USF), presidida pela vereadora Helena Leal que destacou o papel da Universidade Sénior como um espaço de partilha, aprendizagem e reciprocidade.
Este ano, a instituição conta com 150 alunos, que terão à sua disposição 28 disciplinas, incluindo novas áreas de formação. Foi anunciado um projeto inovador de segurança rodoviária sénior, desenvolvido em parceria com a Escola de Condução Segurança Máxima, a Progresso e a PSP.
A Universidade Sénior do Funchal foi a primeira da Região Autónoma da Madeira, criada em parceria com a Universidade da Madeira, e iniciou a sua atividade a 16 de maio de 2007.
Os conteúdos pedagógicos e as atividades têm como objetivos: valorizar as pessoas seniores; incentivar o seu papel ativo na sociedade; criar um espaço de encontro para a cultura, aprendizagem e convívio, através de iniciativas culturais e educativas; estimular a criatividade; e promover a troca de conhecimentos pessoais e sociais entre os participantes.
A USF mantém a sua missão de promover a saúde, a educação e o desenvolvimento pessoal ao longo da vida.
A sessão terminou com um Madeira de Honra, no Pátio da CMF, e a entrega de um Kit do aluno.
A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal, José Luis Nunes, do coordenador da USF, Sérgio Gomes, de parceiros institucionais, professores, colaboradores e alunos.