Nos últimos anos, vimos assistindo a uma mudança do perfil dos turistas que viajam para a Madeira.
Outrora destino de interesse quase exclusivo daqueles que estavam numa fase mais avançada da vida, hoje o perfil daqueles que nos visitam é mais heterogéneo, misturando novos com mais velhos, famílias com aventureiros e mais endinheirados com aqueles que vêm com o dinheiro contado.
No meio de tanta diversidade, está também a surgiu um novo tipo de turista, que os guias turísticos já detetaram e que agora contam ao JM: há cada vez mais visitantes que dormem em carros de aluguer para poupar no alojamento. O tema faz a manchete de hoje do JM.
Essas pessoas pernoitam perto de zonas turísticas e parques de estacionamento e usam casas de banho públicas para a higiene pessoal. Profissionais do setor alertam para um novo "turismo selvagem, sem regras nem fiscalização".
Com a mancha gráfica da primeira página a ser dominada pelo turismo, há ainda uma chamada para o percurso pedonal do Cais do Sardinha, que passa a ser pago para os turistas a partir da próxima segunda-feira.
No topo da página destaque para Sílvia Castro, que viu o seu esforço na investigação ser reconhecido pelo projeto ‘Madeira - Novos Talentos + Futuro’, que reúne o JM e a Assembleia Legislativa da Madeira.
Há ainda uma chamada para a segunda vez este mês que saiu um milhão de euros do "M1lhão", na Madeira.
"Ator Luís Simões elogia filme madeirense"; "PSP apanha homem que agrediu mulher"; e "Camacha já teve dois incêndios este ano" compõem os restantes destaques.
Alberto Pita