MADEIRA Meteorologia

Trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia do Funchal exigem respostas

Data de publicação
03 Outubro 2025
18:14

As Trabalhadoras da Santa Casa da Misericórdia do Funchal – Lar Jardim do Sol, no Caniço reunidas em Plenário, na passada quinta-feira, 2 de outubro, analisaram o ponto de situação laboral na Instituição e decidiram mandatar o Sindicato CESP para solicitar junto da Direção Regional do Trabalho (DRT) e da Administração da Santa Casa, uma nova reunião para continuar a negociação das reivindicações já anteriormente apresentadas;

“As Trabalhadoras continuam a alertar para a necessidade urgente de intervenção, e obras, nas instalações do Lar Jardim do Sol. Relembram a existência de um elevador avariado há vários anos afetando a todos os serviços existentes, a falta de Rampas de Acesso, a Manutenção dos Elevadores, Conservação e Reparação das Caldeiras, intervenções nas instalações da Lavandaria do Lar que possui designadamente “condições de eliminação dos vapores e calor que é gerado pela maquinaria em funcionamento”, lê-se em comunicado da referida estrutura sindical.

A nota recorda “que estas matérias já foram diversas vezes reportadas quer à Segurança Social IP RAM proprietária das Instalações, quer à própria Secretaria Regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, sem qualquer sucesso até à presente data”.

Neste sentido, foi requerida “novamente resposta junto da DRT para que esta entidade emita um Parecer sobre a aplicação do CCT [Contrato Coletivo de Trabalho] aos Trabalhadores desta Instituição”.

Novo Plenário de Trabalhadores foi agendado para novembro deste ano, para “analisar o ponto de situação e tomar medidas”.

“As Trabalhadoras mostram ainda a sua indignação e repúdio perante a apresentação do Pacote Laboral do Governo das Direitas que constitui uma enorme afronta a quem trabalha e um enorme retrocesso nos Direitos de Trabalho conquistados até aos dias de hoje. Assumindo compromissos de Luta e Resistência conjuntamente com as estruturas sindicais, fazendo-se ouvir nas Ruas e nos Locais de Trabalho para a NÃO APROVAÇÃO do mesmo”, remata o comunicado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas