MADEIRA Meteorologia

Autores do Massacre de Bekkersdal foram apresentados em Tribunal

Um total de 11 indivíduos, 10 dos quais estrangeiros, compareceram hoje em tribunal indiciados no tiroteio que vitimou, no passado dia 21 de dezembro, uma dezena de pessoas numa taberna em Bekkkersdale, localidade situada a 7 km de Westonaria, 43 km a oeste da cidade de Joanesburgo, África do Sul.

As dez pessoas morreram quando homens armados irromperam abruptamente no interior da taverna KwaNxolo, Bekkersdale, e abriram fogo aleatoriamente contra os clientes, deixando um rastro de sangue e morte.

Os assassinos encontravam-se disfarçados com toucas ninja e foram encontrados na posse de armas de fogo como AK-47s, pistolas e munições.

Uma mulher sul-africana, está indiciada neste caso por ter dado abrigo aos assassinos, foram ontem presentes no Tribunal de Westonária.

Os estrangeiros foram acusados de homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de armas de fogo e violação das Leis de Imigração, pois encontram-se ilegalmente no país, sendo oito cidadãos do Lesotho e dois nacionais da República de Moçambique.

Um dos delinquentes detidos já tinha uma condenação anterior por tentativa de homicídio.

O processo contra cinco dos 11 detidos em conexão com o tiroteio em massa em Bekkersdale na região Rand Oeste, Gauteng, foi adiado para apresentação de um pedido de assistência jurídica.

Nanesi Matwea, proprietária da taberna onde ocorreram os factos, enfrenta acusações de operar sem licença para venda de bebidas alcoólicas, tendo o Tribunal prisão decretado preventiva, Deverá comparecer em juízo no até próximo dia 31 de dezembro de 2025, para apuramento do seu perfil.

Moradores de Bekkersdale relataram que o tiroteio em massa reflete um padrão de violência contínua, tendo descrito a presença policial como inadequada em todo o município.

Residentes daquela área solicitaram que fosse decretado o “estado de emergência” na região, pois vivem com medo e expressaram veementemente a sua insatisfação por terem sido expulsos da sala de audiências do Tribunal de Westonaria por haver a preocupação de que a sua presença pudesse prejudicar o processo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas