O superiate Anawa, que está de visita à Região há cerca de duas semanas, voltou a despertar atenções no arquipélago ao realizar, ao início da tarde de hoje, um momento inédito, tornando-se o primeiro iate privado na Região a efetuar o embarque de pessoas através do helicóptero que integra os seus serviços.
A embarcação saiu do Porto do Funchal e posicionou-se ao largo, na zona do Pináculo. Segundo apurou o JM, o transporte aéreo foi realizado entre o iate de luxo e o Aeroporto da Madeira, onde se encontravam os proprietários e respetivos acompanhantes. Durante esta longa estadia, que já englobou também passagem pelo Porto Santo, o iate está a ser agenciado pela Atlantys Superyacht Services / Transinsular Madeira.
O Anawa pertence ao empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos da América do Sul, com uma fortuna superior a 14 mil milhões de euros.
O magnata é cofundador do Banco Garantia e um dos principais acionistas da empresa multinacional de bebidas, a Anheuser-Busch InBev, detendo ainda participações na Restaurant Brands International, dona das marcas Burger King e Tim Hortons.
Avaliado em cerca de 85,5 milhões de euros, o superiate tem 62 metros de comprimento e foi construído em 2020 pelo estaleiro holandês Damen. Conta com heliponto e hangar para um helicóptero Helibras 350 e tem capacidade para 12 passageiros e 20 tripulantes.