MADEIRA Meteorologia

‘Somos Madeira’: ‘pescado com valorização ímpar na Região"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Agosto 2023
14:44

"Este foi o melhor ano de sempre em termos de valorização do pescado desembarcado pelos nossos pescadores". Quem o disse foi André Moreira, candidatado do ‘Somos Madeira’, numa visita à Lota do Caniçal.

"Nunca antes, nas lotas da Região, o pescado foi vendido a preços tão elevados", frisou, acrescentando que isso mesmo se se reflete "diretamente nos ganhos dos pescadores e num estímulo da economia envolvente", além da "qualidade cada vez mais evidente do produto".

Para a candidatura, os investimentos por parte do Governo Regional no setor supracitado foram fundamentais para o sucesso, a par do empenho dos profissionais, conforme apontou André Moreira.

O candidato ilustrou essa mesma valorização regional dando conta dos números do pescado descarregado na Região, salientando que, em 2023, comparativamente com os últimos anos, verificou-se um aumento de 43,88% no Atum Patudo, de 20% no Gaiado, de 150% na Lapa e de 38% no Peixe-espada-preto.

Fazendo alusão a um tema essencial para a Região, o candidato declarou, paralelamente, que "o Governo está empenhado na renovação da frota do peixe-espada-preto", tendo feito, inclusive, um pedido à União Europeia para que autorize o apoio disponibilizado pelo Executivo, reivindicação que se junta à da necessidade da Madeira participar ativamente nas reuniões de repartição das quotas dos tunídeos junto da Comissão Europeia, de modo a defender os legítimos interesses dos pescadores da Madeira e Porto Santo, algo que vem sendo negado, há alguns anos, pelo Governo Central.

Por outro lado, face aos constrangimentos vividos quer, primeiro, devido à pandemia, quer, mais recentemente, devido à guerra na Ucrânia, André Moreira lembrou os apoios financeiros implementados para manter a atividade, para potenciar a rotatividade da pesca do peixe espada-preto e, ainda, o apoio logístico para a exportação de excedentes de ruama, bem como, o reforço financeiro para fazer face aos custos adicionais com a energia e com matérias-primas.

Na ocasião, a candidatura deu enfâse à implementação do Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos e do Sistema Digital de Rastreabilidade do Pescado, ou obras como as do Sistema de produção e ensilagem de gelo do Caniçal, da nova Lota do Funchal, do Varadouro e Posto de Receção de Pescado do Paul do Mar, as melhorias no Varadouro de Câmara de Lobos, a possibilidade de abastecimento de combustível no Porto do Porto Moniz ou a instalação de máquina de gelo do Posto de Receção de Pescado do Porto Moniz como alguns dos exemplos que "ilustram a aposta que tem sido feita, no setor das pescas, nos últimos anos".

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem sai mais prejudicado com a queda do Governo?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas