MADEIRA Meteorologia

‘Somos Madeira’: ‘pescado com valorização ímpar na Região"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Agosto 2023
14:44

"Este foi o melhor ano de sempre em termos de valorização do pescado desembarcado pelos nossos pescadores". Quem o disse foi André Moreira, candidatado do ‘Somos Madeira’, numa visita à Lota do Caniçal.

"Nunca antes, nas lotas da Região, o pescado foi vendido a preços tão elevados", frisou, acrescentando que isso mesmo se se reflete "diretamente nos ganhos dos pescadores e num estímulo da economia envolvente", além da "qualidade cada vez mais evidente do produto".

Para a candidatura, os investimentos por parte do Governo Regional no setor supracitado foram fundamentais para o sucesso, a par do empenho dos profissionais, conforme apontou André Moreira.

O candidato ilustrou essa mesma valorização regional dando conta dos números do pescado descarregado na Região, salientando que, em 2023, comparativamente com os últimos anos, verificou-se um aumento de 43,88% no Atum Patudo, de 20% no Gaiado, de 150% na Lapa e de 38% no Peixe-espada-preto.

Fazendo alusão a um tema essencial para a Região, o candidato declarou, paralelamente, que "o Governo está empenhado na renovação da frota do peixe-espada-preto", tendo feito, inclusive, um pedido à União Europeia para que autorize o apoio disponibilizado pelo Executivo, reivindicação que se junta à da necessidade da Madeira participar ativamente nas reuniões de repartição das quotas dos tunídeos junto da Comissão Europeia, de modo a defender os legítimos interesses dos pescadores da Madeira e Porto Santo, algo que vem sendo negado, há alguns anos, pelo Governo Central.

Por outro lado, face aos constrangimentos vividos quer, primeiro, devido à pandemia, quer, mais recentemente, devido à guerra na Ucrânia, André Moreira lembrou os apoios financeiros implementados para manter a atividade, para potenciar a rotatividade da pesca do peixe espada-preto e, ainda, o apoio logístico para a exportação de excedentes de ruama, bem como, o reforço financeiro para fazer face aos custos adicionais com a energia e com matérias-primas.

Na ocasião, a candidatura deu enfâse à implementação do Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos e do Sistema Digital de Rastreabilidade do Pescado, ou obras como as do Sistema de produção e ensilagem de gelo do Caniçal, da nova Lota do Funchal, do Varadouro e Posto de Receção de Pescado do Paul do Mar, as melhorias no Varadouro de Câmara de Lobos, a possibilidade de abastecimento de combustível no Porto do Porto Moniz ou a instalação de máquina de gelo do Posto de Receção de Pescado do Porto Moniz como alguns dos exemplos que "ilustram a aposta que tem sido feita, no setor das pescas, nos últimos anos".

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas