MADEIRA Meteorologia

Sindicato denuncia atraso no pagamento a agentes da PSP que estiveram no Rali da Madeira

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
03 Dezembro 2025
11:48

O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) denunciou hoje que dezenas de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que estiveram no policiamento ao Rali da Madeira, entre 31 de julho e 2 de agosto, ainda não foram remunerados pelo serviço.

“Esta prática é recorrente e coloca sistematicamente os agentes em último lugar numa desconsideração contínua que deteriora a confiança, mina a moral e demonstra a incapacidade, ou desinteresse, do Comando Regional da PSP da Madeira em tratar os seus profissionais com a dignidade que merecem”, acusa o sindicato, numa nota enviada ao JM.

No comunicado, o SIAP revela que, “quatro meses volvidos, e quando todos os restantes intervenientes e entidades receberam os seus pagamentos, os polícias continuam a aguardar, não existindo qualquer registo de lançamento da data de pagamento na plataforma”, algo que leva o sindicato a concluir que “a regularização desta situação ocorrerá já no novo ano em 2026”.

“O SIAP lembra que, em meados de outubro, o Comando Regional remeteu uma comunicação interna solicitando aos polícias que verificassem e corrigissem eventuais omissões no registo dos serviços remunerados. Mais do que demonstrar organização ou uma preocupação genuína, esta comunicação tardia surge como uma tentativa de criar a ilusão de empenho onde ele simplesmente não existe, sendo, na perspetiva do SIAP, um exercício de cosmética institucional que finge ação enquanto prolonga a incerteza e adia o inevitável. Não representa uma solução, mas sim um gesto de fachada, destinado apenas a passar a imagem de que o Comando está a tratar do assunto, quando na prática nada foi resolvido”, adianta a mesma estrutura sindical.

De acordo com o mesmo documento, “o que se verifica é a repetição de uma prática interna que coloca sistematicamente os agentes em último lugar, como se o seu tempo, o seu esforço e a sua disponibilidade fossem sempre secundários face aos restantes intervenientes envolvidos no evento”.

A concluir, o SIAP recorda que foi recentemente aprovado na Assembleia da República que “o valor correspondente aos serviços remunerados realizados por profissionais da PSP e da GNR previstos no artigo 7.º da Portaria n.º 298/2016, de 29 de novembro, deve ser pago, pela respetiva instituição, no prazo máximo de 60 dias após a prestação do serviço”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas