O coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSS-RA), Nelson Pereira, defendeu hoje a necessidade urgente de atualizar a tabela salarial da função pública, sublinhando que esta foi a “grande preocupação” levada à reunião com o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas.
Nesse sentido, o sindicato, que foi um dos cinco ouvidos hoje pelo secretário no âmbito da preparação da elaboração do orçamento regional para 2026, explicou que propôs fixar a base remuneratória nos 1.070 euros, acompanhando a reivindicação nacional de um aumento de 150 euros para todos os níveis da tabela salarial.
Outra das preocupações apresentadas diz respeito ao SIADAP, com o sindicato a propor a redução do número de pontos para seis, permitindo que os trabalhadores possam beneficiar de aumentos salariais entre quatro a cinco anos.
O sindicato defende ainda uma majoração do subsídio de refeição e a revisão de várias carreiras, com destaque para a do Vigilante da Natureza, que, segundo Nelson Pereira, “sofreu uma estagnação” que precisa de ser corrigida.