MADEIRA Meteorologia

Sérgio Gonçalves quer que habitação seja prioridade da Política de Coesão

Data de publicação
28 Janeiro 2025
16:29

A discussão sobre o nono relatório sobre a coesão económica, social e territorial na União Europeia, ocorrida esta terça-feira no Parlamento Europeu, voltou a sublinhar a necessidade de manter esta política descentralizada, mais acessível e capaz de responder aos desafios estruturais das regiões da União Europeia. É esta a visão defendida por Sérgio Gonçalves, negociador do Grupo dos Socialistas e Democratas para este relatório, que alertou para os riscos da centralização e destacou a relevância dos fundos de coesão para territórios com dificuldades estruturais, como é o caso das regiões ultraperiféricas.

Na sua intervenção na Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, o eurodeputado saudou o entendimento entre os diferentes negociadores relativamente a esse ponto e valorizou a ênfase na simplificação administrativa. ‘’A simplificação dos procedimentos administrativos é fundamental para garantir que os fundos de coesão sejam acessíveis e implementados de forma eficaz em todas as regiões.’’

Sérgio Gonçalves quer ainda que a Política de Coesão no próximo Quadro Financeiro Plurianual tenha respostas para dar à crise da habitação. “É fundamental que ampliemos o investimento no setor habitacional, garantindo habitação adequada e acessível em todas as regiões”, frisou. Este é um problema transversal a vários Estados-Membros, mas que assume uma dimensão particular nas regiões ultraperiféricas como a Madeira, onde os custos de construção e manutenção são mais elevados devido à sua localização geográfica e dependência de materiais importados.

O eurodeputado quer ver um compromisso mais forte da União Europeia com as regiões ultraperiféricas, de forma a mitigar as dificuldades estruturais que limitam o seu crescimento e competitividade, nomeadamente em termos de transportes, acesso a mercados e diversificação económica. “Os fundos de coesão são um instrumento indispensável para garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável e devem ser reforçados para assegurar que as nossas populações beneficiam em plenitude de fazerem parte do projeto europeu”, concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas