A Semana Europeia da Mobilidade 2025 teve início esta terça-feira, 16 de setembro, na Praça do Município do Funchal, com a inauguração da exposição “A Mobilidade Urbana Sustentável: Combina e Move-te!”.
A abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Bruno Pereira, entre outras entidades.
A exposição, patente até 22 de setembro, apresenta os mais recentes veículos elétricos e vários painéis informativos sobre medidas municipais que incluem ações de requalificação do espaço público, prevenção rodoviária, promoção da mobilidade elétrica, projetos europeus, entre outras iniciativas que têm contribuído para uma melhor mobilidade e acessibilidade no município do Funchal.
A Praça do Município acolhe ainda um espaço dedicado à promoção do transporte público coletivo, uma área destinada a atividades infantojuvenis e uma zona de restauração intitulada “Mobi.Café”.
A abertura ficou igualmente marcada pela realização da peça de teatro “A Viagem Sustentável da Beatriz!”, do workshop de origami ecológico “Deslocações Sustentáveis, Poluição Zero!” e de uma campanha de sensibilização promovida pela Horários do Funchal, com o objetivo de incentivar uma maior utilização do transporte público coletivo.
Na ocasião, Bruno Pereira lembrou que a Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida anualmente pela Comissão Europeia, entre 16 e 22 de setembro, que decorre em simultâneo em várias cidades europeias e tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da mobilidade urbana sustentável.
Entre as prioridades destacadas, Bruno Pereira salientou a aposta na mobilidade elétrica, fundamental para alcançar, num futuro próximo, a neutralidade carbónica e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. “A substituição dos veículos de combustão por viaturas elétricas contribui para uma melhor qualidade do ar”, afirmou, recordando que o Funchal é já “a oitava melhor cidade europeia em termos de qualidade do ar, segundo as estatísticas publicadas pela União Europeia”.
Outra mensagem central desta semana europeia é a transição do transporte individual para o transporte público, facilitada por tarifas mais acessíveis e convidativas. “Os cidadãos até aos 23 anos (com passe sub23) e os maiores de 55 anos não pagam transporte público, o que torna esta opção mais económica e sustentável”, reforçou, apelando também aos residentes de áreas vizinhas, como o Caniço e Câmara de Lobos, para que optem pelo autocarro nas deslocações pendulares.
O vice-presidente sublinhou ainda a importância de redescobrir a cidade como espaço de prática de atividade física. Para incentivar esta vertente, no próximo domingo, conforme referiu, haverá atividades na Avenida do Mar e na Praça do Povo, incluindo insufláveis, trampolins, trotinetes, pedal-karts, test-drives de veículos elétricos, aulas de zumba e body pump.
Com estas ações, a Câmara Municipal do Funchal pretende “contribuir não só para a mobilidade, mas também para a saúde e o bem-estar da população”, concluiu Bruno Pereira.